Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/02/2022 às 20h48min - Atualizada em 07/02/2022 às 13h43min

Entenda os elementos que compõem a narrativa de Euphoria

Série da HBO Max está batendo recordes de audiência com nova temporada.

Thamires Trindade - Revisado por Isabelle Marinho
Cena da primeira temporada de Euphoria. Foto/Divulgação: HBO

Euphoria é uma série da HBO que estreou em 2019 e conta a história de adolescentes do ensino médio, que precisam lidar com diversas questões, como sexualidade, drogas, depressão, etc.

 

 Agora em 2022, a segunda temporada está batendo recordes de audiência. 

 

Para deixar a narrativa ainda mais chamativa e interessante, as maquiagens, looks e trilha sonora também fazem parte do enredo. Em entrevista à Instyle, a figurinista Heidi Bivens afirma:

 

“Eu crio um filtro pelo qual todas as minhas ideias passam – uma lista de perguntas que eu me faço sobre onde cada personagem consegue suas roupas, quais cores eles gravitam, que música eles ouvem e quão importantes coisas como conforto e estilo são para eles”.

 

Para o estilo de Rue, a figurinista quis fugir do padrão heteronormativo, do que é considerado masculino e feminino. Rue usa roupas mais largas e confortáveis. 

 

Maddy usa roupas mais curtas e decotadas, o que refletem em sua personalidade e seu humor. Ela é confiante, segura e trabalha bastante em sua aparência. Heidi diz que ela se vê como uma ‘’abelha rainha’’. Mas quando ela sofre uma agressão de Nate, na primeira temporada, ela deixa de lado as cores vibrantes e o glamour. 

 

A personagem Kat passa por uma transformação ao longo da primeira temporada e isso também é visto em seus looks. Ela começa a série usando roupas vintages e a partir do momento que começa a explorar mais sua sexualidade, ela passa a usar peças de látex e couro. 

 

Cassie, assim como Maddy, também tem um estilo mais sensual. Por ter sido muito sexualizada pelos meninos que ela se envolveu, ela usa roupas mais decotadas e chamativas, como uma tentativa de buscar a atenção dos homens. Mas na segunda temporada, ela se relaciona com Nate e passa a usar roupas mais femininas, delicadas e caricatas, na intenção de tentar agradá-lo.  

 

Jules é uma personagem autêntica e gosta de ousar e fazer combinações diferentes. Apesar de ter um estilo feminino, ela usa elementos que trazem criatividade para seus looks, junto às maquiagens. 

 


A personagem Maddy usou um vestido preto com uma sandália com tiras amarradas no primeiro episódio da segunda temporada e de acordo com o UOL, a busca por “vestido preto recortado” aumentou 890% após a estreia da nova temporada e a busca por “saltos de amarrar” aumentou 125%

 

O vestido azul usado por Cassie, também no primeiro episódio, influenciaram as buscas, que mostraram que houve um aumento de 143% por vestido azul de alcinha. 


 

Doniella Davy, diretora do departamento de maquiagem de Euphoria, afirma que foi encorajada a usar cores expressivas, glitter, strass e tudo o que quisesse para impulsionar a histórias das personagens.

 

Na entrevista para a Teen Vogue, ela diz que usou maquiagens e cores que refletissem a relação de dependência de Rue com as drogas. Ela usou tons escuros, para deixar uma maquiagem mais sombria. 

 

Jules tem um estilo bem diferente de Rue e acaba ousando com cores vibrantes, neon e delineados gráficos. Para Davy, Jules é muito divertida e atrevida, o que reflete na make


Kat usa tons escuros e bem pigmentados, que combinam com suas roupas e o seu lado sexual sendo mais aflorado. 

 

Maddy usa a maquiagem como uma forma de sobreviver no dia a dia. "Eu acho que isso a ajuda a se sentir feroz, e que ela pode transcender essas certas coisas que a estão retendo emocionalmente na vida", diz a maquiadora.
 

 

Cassie está tentando ser aceita e usa maquiagem para ampliar os seus traços, que já são bonitos. 

 

Além da maquiagem e figurino, a trilha sonora também se mostra um forte elemento para construção da narrativa. Na primeira temporada, o artista britânico Labrinth ficou em evidência com suas composições, que ganharam destaque na trilha sonora. As canções refletem a melancolia e o estado de espírito dos personagens. 

 

A série conta com dois discos para a primeira temporada, um com a trilha sonora original feita por Labrinth e outro com as músicas selecionadas para os episódios. 

 

All for us é uma das principais faixas e a música narra um eu-lírico que é dependente de outro e está em situações ruins, por conta do amor. Segundo o portal Tracklist, em outubro de 2019, o álbum ficou na vigésima posição no Itunes e 173ª no top 200 de álbuns da Billboard. Em entrevista ao Sapomag, o britânico diz:

Acho que é importante abordar os temas que são destacados na série. Não ficar pela superfície e ir mais fundo - e esta série vai. Acho que há alguma beleza quando se pode mostrar a verdade e esta série é incrível ao mostrá-la de forma divertida, ao mesmo tempo que educa e explica o que está a acontecer com os jovens atualmente.

 

Confira o clipe de All for us:
 
Clipe de ''All for us'', da primeira temporada de Euphoria. (Canal: Euphoria/ Reprodução: Youtube)
 

Lana del Rey e Tove entraram no universo de Euphoria e lançaram duas músicas para a segunda temporada. 

 

Watercolor eyes de Lana é uma canção melancólica sobre desilusão amorosa e instabilidade emocional, o que se encaixa bem com o momento que alguns personagens estão passando na nova narrativa. Ouça a música:
 

Canção ''Watercolor eyes'' de Lana del Rey. (Canal: Lana del Rey/ Reprodução: Youtube)

 

A composição de Tove Lo é denominada How Long e a cantora a descreve como linda e sombria. A tradução mostra um eu-lírico desapontado com o amor e traição e também dependente emocionalmente, o que pode remeter ao triângulo amoroso envolvendo Maddy, Cassie e Nate.

 

Confira um trecho: 

 

Há quanto, quanto tempo você ama outra pessoa

Enquanto eu sonho com nós dois juntos?

Ela conseguiu o melhor de você

Parte de mim sempre soube

Há quanto, quanto tempo você tenta acabar com isso

Enquanto eu me culpo para consertar?

 

A estreia da segunda temporada bateu recorde de audiência com 2,4 milhões de espectadores. Mais uma vez, Euphoria mostra que vai muito além de um clichê adolescente e compõe toda a narrativa com elementos essenciais, que influenciam na moda e comportamento da atualidade. 


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »