Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/03/2022 às 22h06min - Atualizada em 16/03/2022 às 21h02min

Duelo de gigantes: Palmeiras e Corinthians fazem dérbi pelo Paulistão

As duas equipes brigam pela melhor campanha do campeonato; o Verdão assume a liderança geral, enquanto o Alvinegro esta na cola

Aliny Bueno - Editado por: Alan Martins
Palmeiras e Corinthians fazem o primeiro dérbi da temporada 2022. Foto: Cesar Greco.
Noite de clássico agita a penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. Para assegurar a melhor campanha geral, o Palmeiras recebe o Corinthians nesta quinta-feira (17), às 20h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque, em jogo atrasado válido pela 6ª rodada do estadual. O Verdão chega com a sequência de duas vitórias em clássicos na temporada. Venceu o São Paulo e o Santos pelo placar mínimo de 1 a 0. Por outro lado, o Alvinegro ainda não venceu um clássico em 2022.

Além de já terem se classificado para a fase mata-mata, ambas as equipes apresentam os melhores números da competição. O Palmeiras não perde há oito jogos e é líder do Grupo C com 26 pontos, e acumula oito vitórias e dois empates. Enquanto o Corinthians soma 20 pontos e lidera a chave do Grupo A, tendo quatro vitórias, dois empates e duas derrotas.
Até o final da manhã desta quarta-feira (16), cerca de 38 mil ingressos já haviam sido vendidos. O número impressiona, já que se aproxima ao da final do Paulistão 2018, quando mais de 41 mil torcedores estiveram presentes no estádio Alviverde. Curiosamente, no último encontro entre os times, o Timão levou 46 mil pessoas à Itaquera e saiu vitorioso na 22ª rodada do Brasileirão 2021.

O primeiro Dérbi da temporada terá transmissão da TV fechada, pelo Premiere. Além disso, também pode ser acompanhado pela plataforma Paulistão Play e no YouTube oficial do Paulistão.

PALMEIRAS
O técnico Abel Ferreira vive ótimo momento, já que sua equipe esta invicta. Dessa forma, o time chega em momento de confiança na busca pela terceira vitória consecutiva contra o rival. O Verdão apostará na força máxima de seu elenco e irá a campo com quase todo o plantel titular. Apesar disso, o comandante não contará com o zagueiro Luan (problema na coxa) e o lateral Mayke (torção de tornozelo) que seguem em tratamento. Além deles, Patrick de Paula e Gabriel Menino são dúvidas, mas podem ficar pelo menos no banco de reservas. A novidade deve ser o retorno do meia Danilo, após ser poupado no último domingo.

O time deve apostar na solidez do seu setor defensivo para desarmar os adversários. Curiosamente, o Palmeiras tem a melhor defesa com apenas um gol sofrido. Além disso, a equipe venceu os cinco jogos que disputou em casa. A partida ainda marca o primeiro encontro entre Abel Ferreira e Vitor Pereira.

Em coletiva, o jogador Dudu comentou sobre o desafio do dérbi da próxima noite: 
"Jogar contra o Corinthians é sempre muito difícil, uma equipe boa, cresceu na competição e tem feito bons jogos. Nossa equipe também é muito forte, ainda mais dentro do nosso estádio. Esperamos o apoio da torcida, que eles nos ajudem, porque aqueles que forem ao jogo vão dar o melhor."


Provável Escalação: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo, Piquerez, Danilo, Zé Rafael, Rafael Veiga e Scarpa; Dudu e Rony. 
Técnico: Abel Ferreira.

CORINTHIANS
O Time do Povo finalizou a preparação antes do jogo na manhã desta quarta-feira. Como de costume, o técnico Vítor Pereira comandou atividades com bola parada, além de cobranças de pênalti. Este será apenas o terceiro jogo do português à frente do Timão. Então, o dérbi será o momento para conquistar a confiança da Fiel, após ser derrotado contra o São Paulo e vencer a Ponta Preta. Dentre os desfalques, o mais importante será a ausência do atacante , que sentiu desconforto muscular na coxa esquerda. Na lista ainda estão o volante Xavier,  que segue em recuperação após se lesionar, o lateral Bruno Melo também em tratamento após lesão muscular e o goleiro Matheus Donelli, em reabilitação depois de uma pancada na panturrilha. A relação de jogadores para a partida conta com quatro novidades.

O lateral Fábio Santos, recuperado de dores na lombar, fica no banco de reservas. Além dele, Roni também pode retornar, após tratar dores musculares. Ganham a primeira oportunidade de estreiar no profissional o zagueiro Robert Renan e o meia Guilherme Biro, ambos garotos da base. Anunciado como novo reforço, o atacante Júnior Moraes deverá entrar em campo nas próximas partidas.

Também nesta quarta-feira, o meia Renato Augusto falou sobre a nova fase do Timão com o comandante português:
"Temos jogadores de altíssimo nível que estão entendendo o que ele (Vítor Pereira) quer até na base da conversa, vídeo e isso ajuda bastante. Estamos criando um elenco forte, até porque precisaremos para o resto da temporada. Só o tempo vai dizer quando estará 100%. A ideia é evoluir e crescer para brigar por títulos, que é o que faz crescer. O Corinthians vive disso."



Possível Escalação: Cássio, Fagner, João Victor, Gil, Lucas Piton, Du Queiroz, Giulliano, Paulinho, Renato Augusto, Willian e Roger Guedes. 
Técnico: Vítor Pereira.


HISTÓRICO DE CONFRONTO 

O Dérbi paulista é um dos maiores clássicos no futebol brasileiro. Inclusive, com mais de 100 anos de história. Os dois clubes marcam a maior rivalidade entre os times com mais títulos estaduais: O Corinthians soma 30 e o Palmeiras 23 triunfos. Pelo Paulistão, o Alvinegro nunca perdeu em jogos no Allianz Parque. A saber, são três vitórias, além de um empate. 
Entretanto, nos últimos oito jogos, o Verdão saiu derrotado em apenas um contra o rival e conseguiu três vitórias e outros quatro empates. No histórico geral, os números do duelo demonstram equilíbrio. Ao todo são 372 disputas, sendo 130 conquistas do Palmeiras e 129 para o Corinthians, além de 113 empates.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »