Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/08/2022 às 15h18min - Atualizada em 25/08/2022 às 14h40min

A força e a tradição da vaia cearense

Muito mais do que demostrar insatisfação, indignação e deboche, a vaia cearense é sinônimo de união, identidade e pertencimento

Gean Rocha - editado por Larissa Nunes
A vaia cearense é um patrimônio imaterial de origem indígena. (Foto: Reprodução)

É nítido o quão gigante é o Brasil, seja em questão territorial, de biodiversidade e cultural. Cada região tem sua peculiaridade e não é diferente no Ceará, estado localizado na região nordeste do Brasil, lugar de um povo que tem uma assinatura única e bem peculiar: a famosa vaia cearense.

Para achar um cearense em qualquer lugar do mundo basta entoar o famoso “Iêêêêeeeeeeeêêêêii!” que outro cearense reconhecerá e responderá do mesmo jeito gerando assim uma comunicação regional bem forte e que já perdura há mais de 80 anos.



Era 30 de janeiro de 1945 e o Ceará enfrentava um forte período de seca, e os dias “bonitos para chover” como se diz no Ceará não chegavam, foi ai que um grupo de cearense se dirigiu a famosa Praça do Ferreira, que fica no centro da capital Fortaleza para vaiar o sol que não ia embora dando espaço para as tão almejadas chuvas.

 As vaias simbolizaram um protesto bem a cara do povo cearense que lida com as adversidades com irreverência e bom humor. A vaia cearense é um patrimônio imaterial de origem indígena, que já ganhou até concurso de quem reproduz a melhor vaia na televisão e hoje figura entre os clássicos memes da internet.


Concurso da vaia cearense realizado pelo Programa João Inacio Júnior. (Reprodução: commander spock - Youtube)


Leia mais: O cordel como retrato da cultura regional
Baião de Dois continua na mesa dos cearenses
Dragão do mar, a fúria abolicionista

Seja para demonstrar insatisfação, indignação ou até mesmo deboche, a vaia cearense tem infinitos outros significados, se você quer rir de alguém, você vaia. Se não concorda, você vaia. Se não gosta de alguém, você vaia. Se quer expulsar alguém, você vaia.

Para Max Petterson, influenciador digital, explica a vaia cearense. Ele define dessa maneira, inclusive para diferenciar da vaia convencional: "O povo fica pensando que é vaia de ódio, vaia porque não gostou, mas não, minha gente, a vaia é uma acanalhação, é uma coisa de amor que flui do nosso coração diretamente pela nossa garganta, subindo e saindo pela boca".


Max Petterson explica sobre a vaia cearense. (Reprodução: Max Petterson - Youtube)


A vaia cearense não é uma vaia qualquer que se limita a “Uuuu!” ou “Fiu Fiu!” a vaia do Ceará é uma unidade linguística autônoma e destoante, praticada por uma gente exclamativa, que forma uma terra de guerrilheiros que aprende desde pequeno, na marra, a enfrentar as dificuldades impostas pela vida, pela natureza ou por questões políticas e sociais com garra e persistência, munidos de bom humor e valentia.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »