Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/02/2023 às 11h08min - Atualizada em 10/02/2023 às 10h43min

Literatura Fas-Food: O consumo rápido

Raiza Lima de Souza - labdicasjornalismo.com
https://book360.com.br/

 Literatura Fast-Food: O consumo rápido


 

Literatura Fast-Food ganha esse nome em razão do consumo genérico de livros que sempre exploram a mesma narrativa, aquela onde a história é a mesma, que agrada a maioria e tem suas fontes de inspiração em esteriótipos repetitivos, mas que nem sempre é uma leitura construtiva. As obras da literatura clássica ocupam-se de livros exemplares da natureza humana abordando recortes sociais distintos que nunca ficam estagnados, nos fazendo refletir sobre o mundo em que vivemos. Diferentemente temos os livros Fast-food, que englobam livros com escrita e temas mais suaves, que agradam em grande parte as diversos publicos, proporcionando uma leitura rápida e que atrai as massas consumidoras.

 

Conforme o portal de notícias Extra-Globo, dentre os livros mais lidos do ano de 2022 destaca-se livros que se tornaram famosos após serem citados na rede social “Tiktok”, o famoso “booktok”, que se refere a uma parte da rede social voltada para consumidores de livros. Entre os citados temos os da autora norte-americana Collen Hoover, famosa por escrever romances, seus livros sempre abordam temas de violência doméstica e abusos psicológicos. A autora tornou-se mundialmente famosa após seus livros serem constantemente citados nas plataformas sociais por envolver temas sensíveis, que estão em discussão dentro da sociedade, e que chamam atenção do leitor.

Hoover não é excessão, outros livros citados nas redes sociais, apresentam características semelhantes, são obras produzidas em favor do lucro e do consumo rápido, geralmente associadas a uma série de outros elementos comerciais que tem sua única função: Obter lucro. Surge então, uma serie de livros criadas e para atender aos gostos mais acessíveis, que não se importam em consumir uma grande que possa dispertar uma nova pespectiva, mas se deixa levar pela influencia de uma leitura vista como prazerosa para o momento mais que não lhe exige um melhor raciocínio da obra. Inegavelmente a literatura fast-food assumiu o seu peso na economia global com sua enorme aceitação do público.

 

Facilmente digeríveis e desprovidas de profundidade de conteúdo, as obras de "literatura fast-food", alimentam um número cada vez mais significativo de consumidores que, satisfeitos e cômodos recebem esses produtos tão industrial. Esses livros trazem consigo o ensinamento de que, o que é esta em alta nem sempre é bom e o que é bom nem sempre será reconhecido, já que, para os consumidores o que esta claramente dentro do seu entendimento é o preferivel, causando assim o aumento do poder da indústrial de fazer um produto genérico.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »