Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/03/2023 às 12h29min - Atualizada em 04/03/2023 às 11h44min

Um pouco da trajetória da Jadna Alana e seu momento especial no Prêmio Kindle de Literatura 2023

“A magia nunca morre na gente.” - Se tu me Quisesse

Louyz Rodrigues - Editado por Nicole Bueno
Reprodução : Jadna Alana

Jadna Alana é natural de Campina Grande, Paraíba, é formada em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba, e mestranda em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Ouro Preto. 

Seu contato com a escrita foi desde os dezoito anos, são quase sete anos de carreira e desde então vem construindo dia após dia uma trajetória brilhante, além de conquistar milhares de leitores. Publicou oito livros, “A Saga dos Seis Portais, A Princesa de Ônix, O Retorno do Príncipe, Riacho do Jerimum, Para Onde Vão as Sombras, As Flores são para os Mortos, Se tu me Quisesse” e recentemente publicou sua primeira biografia de obra não ficção "Quando ninguém vê." 

 

Duas de suas obras foram premiadas, dentre elas “Se tu me Quisesse", com a qual se tornou finalista da 7ª edição do Prêmio Kindle de Literatura e ganhou recentemente o Prêmio Marilia Arnaud com o conto “O menino de Imburana”

 

"O projeto que me tornou escritora que sou hoje, foi o projeto criativa de escrita da UEPB, promovido pelo professor de escrita Acanã Agra. É um projeto que acontece até hoje, conta com alunos que escrevem e trabalham com narrativas curtas. Eu consegui aplicar esse curso para narrativas longas também, tudo que eu aprendi durante todo tempo que fiz o curso de criação literária, foi muito importante, porque eu fui primeira aluna, em seguida monitora voluntária, após isso fui monitora bolsista, no total 3 anos, foi e continua sendo minha maior fonte de sabedoria literária.” Relata Jadna.
 

 

(Reprodução: Wallington Cruz via Coletivo F8)

(Reprodução: Wallington Cruz via Coletivo F8)


 

 

Sobre a seu último livro de ficção “Se tu me Quisesse”, Jadna afirma que foi como um divisor de águas, tanto que a comprovação disso foi por ter ido mais longe e ter ficado entre os cinco melhores, “foi o livro que eu conseguir compreender a minha voz narrativa enquanto escritora, na minha versão mais verdadeira.” 

O livro já fazia parte dos seus planos antes mesmo da ideia de inscrever para concorrer ao prêmio, e para Jadna foi uma surpresa. Ela viu como uma oportunidade de se arriscar e ver o quão sua obra seria validada. O livro se tornou um dos mais comentados, diversos leitores colocaram sua avaliação de forma positiva na Amazon, “A narrativa regionalista, o sotaque nordestino, a gostosa sensação de conhecer as gírias e os remelexos é obviamente um grande ponto nessa história. Eu me diverti horrores lendo os diálogos, que realmente cadenciam uma melodia ÚNICA.” outra leitora também comentou “Regionalismo de forma perfeita, você se sente dentro da história, tão familiar, tão nacional, simplesmente adorei”
 

Reprodução : Jadna Alana

Reprodução : Jadna Alana

Livro : Se tu me Quisesse

 

 

“Mais de mil obras inscritas numa premiação, e só cinco saem como finalistas nessa peneira final é uma validação que eu não conseguiria de outra forma, a não ser em um concurso assim com essa grandiosidade.” Ressalta a Jadna.

O concurso cultural Prêmio Kindle de Literatura é promovido pela Amazon, foi realizado em fevereiro de 2023, porém a anunciação dos finalistas foi entre os dias 05 a 09 de dezembro de 2022. Se tornando um caminho para descobrir e reconhecer algumas das melhores obras e escritores. Em parceria com o Grupo Editorial Record, o objetivo é premiar um romance original, inédito e em português do Brasil. O vencedor dessa edição foi o livro “Ébano sobre os canaviais", da autora Adriana Vieira Lomar.
Sobre sua participação na cerimônia, no Museu da Lingua Portuguesa em São Paulo, Jadna explica um pouco dessa noite tão especial " Foi a primeira vez que assisti o meu trabalho sendo reconhecido de uma forma muito grande, ao redor de pessoas muito importante da nossa área, não só escritores mas também influenciadores, editores de grandes editoras. Até agora a ficha não caiu, ver essa valorização de perto é muito gratificante."


Reprodução : Jadna Alana

Reprodução : Jadna Alana


 

 

Em 2020, Jadna iniciou sua carreira no editorial quando assumiu a coordenação da Plus Editora, selo do Grupo Editorial Coerência. E desde então atuou como editora, preparadora, revisora e mentora de textos no mercado do livro. Ao ser questionada sobre essa sua experiência, ela diz “ O editorial me ensinou muita coisa, da mesma forma como eu contribuo com esses autores quando eu tô editando um texto deles, eles também contribuem com a minha escrita. Além disso, entender a linguagem, trabalhar com a gramática na revisão de textos, tudo isso é importante. Eu me tornei lapidadora das palavras e o editorial com certeza me ajudou nisso,  não só isso mas também em decisões de produção de livros, pois o autor tem muitas noções ali dentro do editorial.”

 

Viver através da escrita pode ser um pouco desafiador, mas que não é impossível, entretanto não é perspectiva de Jadna no momento, e por isso ela busca está em demais funções seja na produção de conteúdo, editorial, cursos, aulas, mentorias. Tudo isso tem sido sua prioridade, não esquecendo também de está se dedicando aos seus projetos. 

 

  E vem muita coisa boa por aí, a mesma comentou um spoiler dos seus próximos projetos e acredito que não só eu, mas demais leitores que o acompanham estarão na ansiedade. Dentre três ideias em mente uma delas já está sendo executada, uma novela. Contudo, toda e qualquer informação sobre isso será divulgada em breve através de suas redes. Inclusive, para conhecer um pouco mais sobre essa escritora e todo o seu trabalho, você pode acessar a rede social Instagram : @jadna.alana, ou você pode seguir @livrosqueescrevi, e ver posts relacionados as suas obras. 


Reprodução : Jadna Alana

Reprodução : Jadna Alana

 

 



 

 

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »