Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/04/2023 às 22h36min - Atualizada em 06/04/2023 às 22h14min

“O problema mais democrático do mundo”: Relatórios e especialistas pedem urgência em ações contra mudanças climáticas

Avaliações mostram que medidas precisam ser tomadas com urgência para que seja possível um futuro para a humanidade

Por Helena Rocha - Editada por Uilson Campos



Publicado em março, o relatório é validado e desenvolvido pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e mostra, em resumo, uma perspectiva a respeito da situação em que a Terra se encontra em relação ao aquecimento global e outras mudanças climáticas. Conforme aponta o documento, a temperatura do planeta aumentou para 1,1°C, acima dos níveis industriais, tal aquecimento já traz impactos sociais relacionados ao clima, além disso, caso não haja mudanças rápidas, não será possível manter a temperatura em 1,5°C, como foi proposto pelo Acordo de Paris.

 

O IPCC foi criado em 1988 com o objetivo de fornecer avaliações científicas e elaborar relatórios que tratam das mudanças climáticas, de maneira que sejam propostos meios para enfrentamento do problema no âmbito global. Segundo a advogada e especialista em direito ambiental, Dra Luiza Furiatti, o diagnóstico do último relatório foi no viés de que ainda é possível tomar medidas para dimunuir o processo das mudanças, embora não seja possível acabar de vez com o problema.

 

Os impactos no Brasil são sentidos de forma desigual pelas regiões devido a vulnerabilidade de alguns estados em relação a outros. Especialistas entendem que a extensão territorial do país dificulta análises mais precisas, como por exemplo na região norte, onde a população enfrenta de perto as queimadas na Amazônia. Furiatti destaca que qualquer impacto ambiental é sentido primeiramente pela população local e que é necessário a implementação de políticas públicas para dar dignidade para as pessoas: “A situação da Amazônia é bastante complexa, temos fatores sociais relevantes; fatores da falta de fiscalização; fatores de políticas públicas que precisam ser melhoradas como um todo, para a gente conseguir ter um desenvolvimento efetivamente sustentável na região."

 

Essas diferenças extrapolam as fronteiras do país, pois, tratam-se também de uma questão global, isto porque, historicamente, os países em desenvolvimento e de baixa renda foram os que geraram menos impacto global, ficando sob responsabilidade dos países mais ricos a maior parte das emissões prejudiciais lançadas na atmosfera. Por conta disso, hoje é defendido uma espécie de indenização como forma de auxiliar países mais pobres, e consequentemente, os mais atingidos, a se adaptarem aos impactos das mudanças climáticas, o assunto chegou a ser novamente discutido na COP 27 - Conferência climática da ONU - em 2022, onde foi criado um fundo para compensar "perdas e danos".

 

Ainda considerando o impacto de uma nação sob outra no desmonte ambiental, o projeto Willow proposto pelo governo dos EUA para exploração de petróleo e gás natural no Alasca, foi muito mal recebido; Furiatti entende que o projeto está indo na contramão das buscas pela da troca da matriz energética, que em si, já considera deixar de lado o próprio petróleo: “Não é possível a gente dimensionar quais impactos vai ter, mas com certeza terão impactos negativos, e a gente precisa ver se eles serão possíveis de serem suportados ou não”, ressalta.

 

Furiatti considera ainda que a velocidade das mudanças para ação de enfrentamento esbarra na questão comportamental e cultural, o que impacta diretamente produção, matriz energética, custos, e outros processos: “Tudo isso não acontece na velocidade que a gente gostaria e que as mudanças do clima exigem”, diz. Levando esse ponto em consideração, entende-se os traços de urgência que o relatório e movimentos ambientais destacam, ao enfatizarem a necessidade de mudanças rápidas. 

 

Essa demanda por agilidade para resolver a questão, ainda encontra no caminho problemas de comunicação e falsas notícias que negligenciam evidências climáticas e avaliação de especialistas: “A gente precisa combater as coisas com ciência, independente que a pessoa acredite ou não que essas alterações climáticas estão acontecendo por conta das ações humana, elas estão acontecendo”, destaca. 

 

Por último, a advogada ainda ressalta que as mudanças climáticas são "o problema mais democrático do mundo”, isso porque, em certo tempo atingirá todas as nações, ricas e pobres, e adverte sobre a importância de se haver um comprometimento individual para enfrentamento.

 

Referências:

 

ALMEIDA, Arthur.  Relatório aponta desafios e oportunidades para o Brasil na crise climática. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/um-so-planeta/noticia/2023/03/relatorio-aponta-desafios-e-oportunidades-para-o-brasil-na-crise-climatica.ghtml

BARROS, Fernanda. Queimadas no Brasil: Amazônia e Cerrado concentram 95% da área destruída em 2022. Disponível em: https://exame.com/esg/queimadas-brasil-amazonia-cerrado-area-destruida-2022/.


BBC. Projeto Willow: o que prevê a polêmica exploração de petróleo no Alasca. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/03/17/projeto-willow-o-que-preve-a-polemica-exploracao-de-petroleo-no-alasca.ghtml.


CLIMAINFO. Relatório Síntese do IPCC (AR6). Disponível em: https://climainfo.org.br/2023/03/19/ipcc-cinco-verdades-sobre-a-crise-climatica/.


ECOA OUL. Willow: projeto americano gera alerta e pode acabar com o Alasca. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/deutsche-welle/2023/03/15/willow-projeto-americano-gera-alerta-e-pode-acabar-com-o-alasca.htm


IPCC. AR6 Synthesis Report. Climate Change 2023. Disponível em: https://www.ipcc.ch/report/ar6/syr/.


NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Acordo de Paris sobre o clima. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/88191-acordo-de-paris-sobre-o-clima


NAÇÕES UNIDAS BRASIL. COP27: o que você precisa saber sobre a Conferência do Clima da ONU. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/205789-cop27-o-que-voc%C3%AA-precisa-saber-sobre-confer%C3%AAncia-do-clima-da-onu.


NEVES, Ernesto. Novo relatório do IPCC afirma que aumento do nível do mar é inevitável. Disponível em: https://veja.abril.com.br/agenda-verde/novo-relatorio-do-ipcc-afirma-que-aumento-do-nivel-do-mar-e-inevitavel/


PAREJO, Luiz Carlos. Mudanças climáticas - Impacto do aquecimento global no Brasil. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/mudancas-climaticas-impacto-do-aquecimento-global-no-brasil.htm


PEIXOTO, Roberto. IPCC: ações urgentes contra mudanças climáticas ainda podem garantir ‘futuro habitável’ na Terra. Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2023/03/20/ipcc-acoes-urgentes-contra-mudancas-climaticas-ainda-podem-garantir-futuro-habitavel-na-terra.ghtml.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »