Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/05/2023 às 14h44min - Atualizada em 24/05/2023 às 13h57min

Leituras para fazer no Dia do Orgulho Nerd

Joérica Cunha - Editado por Letícia Nunes
Fonte: Spyglass Entertainment | Reprodução: Google


O dia 25 de maio é conhecido na comunidade nerd como Dia da Toalha (ou Dia do Orgulho Nerd). A data foi criada para homenagear o autor Douglas Adams e que ganhou ainda mais notoriedade após ser definida pelo blogueiro espanhol Germán Martinez como o Dia do Orgulho Geek, já que a data coincide também com a estreia do Episódio IV de Star Wars: Uma Nova Esperança, que aconteceu em 25 de maio de 1977 — para saber mais sobre a criação da data, clique aqui. Os fãs de diversas partes do mundo utilizam o dia para comemorar o seu amor pelos filmes, séries, animes, livros e outros conteúdos desse universo. E qual a melhor maneira de comemorar a existência de uma data tão emblemática se não consumindo produtos e obras do meio? 

 

Confira abaixo quatro leituras que se você ainda não fez, aproveite o dia 25 de maio e conheça estes universos mágicos:


 
1. O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams


A obra responsável por instituir o dia 25 de maio como o Dia do Orgulho Nerd é praticamente leitura obrigatória para o público nerd. Se você ainda não leu, ou se entrou para o universo a pouco tempo, este é o momento certo para deslumbrar-se com as aventuras escritas por Adams, e entender um pouco mais sobre a razão do dia 25 de maio ser tão importante. 

 

 

2. Neuromancer, William Gibson


Considerado um dos precursores do gênero cyberpunk, Neuromancer é um livro de ficção científica que introduziu novos conceitos para a época em que foi lançado (1984), como inteligências artificiais avançadas, uma rede de Matrix e um ciberespaço quase físico, conceitos que foram explorados mais tarde em outras produções e que hoje fazem parte de discussões na vida real. 

 
 

3. Duna (graphic novel), adaptado por Brian Herbert


O universo criado por Frank Herbert revolucionou a ficção científica e se tornou um marco da literatura e cultura pop devido a sua narrativa inovadora que uniu aventura, fantasia, religião, política, tecnologia e ecologia. O clássico ganhou sua versão em quadrinhos, adaptada para o meio pelo filho do autor, Brian Herbert, que manteve toda a exuberância e complexidade da obra original. A graphic novel é uma ótima dica para aqueles que desejam mergulhar no universo de Duna

 
 

4. Jogador nº 1, Ernest Cline


O primeiro livro escrito por Ernest Cline, Jogador nº 1, apresenta uma temática futurista, onde após uma grande crise energética, a única escapatória é o OASIS, uma realidade virtual onde a maioria das pessoas vivem uma espécie de vida paralela onde podem estudar, trabalhar, jogar e interagir com outra pessoas, economizando combustível, recurso que está escasso. 


 

REFERÊNCIAS: 

BRANDÃO, Hemerson. 5 livros para ler e comemorar o “Mês do Orgulho Nerd”. Giz BR, 10 de maio de 2022. Disponível em: < https://gizmodo.uol.com.br/5-livros-para-ler-e-comemorar-o-mes-do-orgulho-nerd/ >. Acesso em: 22 de maio de 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »