Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/06/2023 às 23h34min - Atualizada em 09/06/2023 às 23h31min

Inter de Milão e Manchester City disputam o título de melhor da Europa

Ingleses são favoritos, mas italianos vão utilizar a raça e o peso da camisa para derrotá-los

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Manchester City e Inter se encontram na Champions League pela primeira vez (Foto: Getty Images)

O mundo estará de olho na final da Champions League 2022/23, entre Manchester City e Inter de Milão. O confronto acontece neste sábado (10) às 16h ( Brasília) no estádio Ataturk em Istambul. O jogo vale muito. Além do título de melhor da Europa, o campeão receberá 20 milhões de euros (R$ 105,2 milhões). Também estará no Mundial de Clubes e se estabelecerá na prateleira de seletos times ao lado de Real Madrid, Milan, Bayern de Munique. Os italianos podem chegar nesse posto de vencedor pela quarta vez.

Para o City, vale o título inédito; a ascensão de Haaland entre os maiores nomes do futebol mundial e com possibilidade de monopolizar as atenções após o fim do auge da dupla Messi e Cristiano Ronaldo.  E ainda a triplice coroa após conquista da Premier League e Copa da Inglaterra. Já o vice ganhará 15,5 milhões de euros (R$ 81,5 milhões).

A Turquia se prepara para decisão com fortes medidas de segurança para evitar o tumulto que ocorreu na final do ano passado. Haverá bloqueios a partir de um quilômetro do estádio para impedir que pessoas sem ingresso acessem o local. O torcedor ainda terá que passar por três barreiras de segurança para chegar até o estádio. E ainda a venda de bebida alcoólicas será controlada somento no entorno da arena, pois dentro dela é proibido. Segundo a Folha, no país é comum a instalação de detectores de metais e revistas de segurança na entrada de locais públicos. São esperadas 65 mil pessoas para estádio com capacidade para 72 mil. 


 Pelo território brasileiro, os interessados em assistir o duelo poderão acompanhar pelo SBT (TV aberta) e TNT Sports (Fechada). 

MANCHESTER CITY

Considerado favorito pela maioria do torcedores e especialistas, o Manchester City vai a campo com o time completo. O grande destaque da equipe é o norueguês Erling Haaland. Em sua primeira temporada pelos citzens, possui 52 gols em 52 jogos, média de uma bola na rede por partida. Também é o artilheiro da Liga dos Campeões com 12 gols. Com estes dados, Haaland é um dos favoritos para conquistar a bola de ouro da FIFA.

O Manchester City busca o seu primeiro título na história da Champions League. Até então, a melhor campanha foi feita na temporada 2021/22, quando perderam a final para o Chelsea por 1x0. Todavia, o elenco atual está mais bem preparado e maduro. Além de Haaland, possui jogadores importantes como De Bruyne, Gundogan, Grealish e Bernardo Silva. O banco de reservas ainda é composto por Mahrez, Foden e Álvarez, atletas que seriam titulares na maioria das equipes do mundo.

Na fase de grupos, ficou em primeiro lugar no grupo G, composto por Borússia Dortmund, Sevilla e Copenhagen. Pelo mata-mata, eliminou o RB Leizpizig, nas oitavas; Bayern de Munique nas quartas; e Real Madrid, na seminfinal, com acachapante goleada de 4x0 no jogo de volta.

Se for campeão, esse jogo será considerado por muitos o mais marcante da trajetória. Com este elenco, venceu a Premier League e a Copa da Liga Inglesa. Caso vença a Champions, os ingleses conquistarão a tríplice coroa.


O time de Pep Guardiola faz uma temporada impecável até aqui. Em 60 jogos disputados, foram 43 vitórias, dez empates e apenas sete derrotas. Além disso, possui um ataque letal, com 150 gols na temporada.

Provável escalação: Éderson; Walker, Rúben Dias e Aké; Stones e Rodri; Bernardo Silva, De Bruyne, Gundogam e Grealish. Técnico : Pep Guardiola

INTER DE MILÃO

Assim como o Machester City, a Inter também entra em campo com força máxima. Um dos grandes da equipe italiano é o atacante Láutaro Martínez. O argentino possui 27 gols em 55 partidas. Ele fará um duelo com o atacante adversário, Álvarez. Ambos conquistaram a Copa do Mundo pela Seleção Argentina em 2022. Portanto, querem implementar algo histórico no currículo, pois apenas 11 jogadores conquistaram a Champions League e a Copa do Mundo na mesma temporada. O último foi o zagueiro Raphael Varane, campeão com a França e com o Real Madrid em 2018.

Os italianos estiveram no grupo C, considerado o mais difícil da fase de grupos. Era composto por Bayern de Munique, Barcelona e Viktoria Plzen. No mata-mata, deixou pelo caminho o Porto (oitavas), Benfica (quartas) e Milan (semifinal).

Os Nerazzuris buscam o tetracampeonato europeu. Foi campeão nas temporadas 1963/64, 1964/65 e 2009/10. O técnico Simone Inzaghi busca igualar os feitos de Carlo Ancelotti, Zinedine Zidane e o Bob Paisley, que conseguiram posto de campeões da Champions como técnico e jogador.

A temporada da Inter de Milão foi bastante satisfatória. Terminou o Campeonato Italiano na terceira posição, conquistou o título da Copa da Itália pelo segundo ano seguido e venceu a Supercopa da Itália.

Provável escalação: Onana; Darmian, Acerbi e Bastoni; Dumfries, Barella, Çalhanoglu, Mkitaryan e Dimarco; Lautáro Martínez e Dzeko. Técnico: Simone Inzaghi

Retrospecto do Confronto

Inter de Milão e Manchester City se enfrentaram duas vezes na história do futebol. Cada time possui uma vitória sobre o adversário.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »