Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/06/2023 às 21h02min - Atualizada em 10/06/2023 às 21h02min

Manchester City, enfim, conquista a obsessão europeia

Com defesas incríveis de Ederson e gol de Rodri, time inglês enfim consegue o seu grande sonho, e jogadores e técnico, marcas históricas

Paulo Octávio
Rodri celebra gol que valeu como um sonho para o City. Foto: Franck File/AFP
Quem esperava ver Halland acompanhou o brilho do goleiro Ederson. Em jogo difícil, as boas defesas do arqueiro brasileiro e o gol de Rodri deram ao Manchester City o primeiro título de Champions League de sua história. Agora equipe inglesa fecha uma temporada histórica em que também venceu a Premier League e a Copa da Inglaterra. A tríplice coroa tinha sido conquistada na temporada 1998 / 1999 pelo Manchester United, ano em que o time azul estava na terceira divisão.  O triunfo enfim deixa o citizen como um dos grandes da Europa. O clube que gastou dois bilhões de euros em contratações era visto como amarelão após derrota para o Chelsea em 2021 e agora consegue seu lugar na história. 

O troféu abrilhanta as carreiras de Haaland e Julián Álverez. O sueco, que tinha a brilhante marca de um gol por jogo, não balançou as redes, mas é o favorito para titulo de melhor do mundo. Já argentino fecha uma trinca de grandes conquistas como Libertadores (River), Copa do Mundo e Copa América pelo seu país natal.  E  alavanca a história de Guardiola que, depois de 2009, conquista outra tríplice coroa.
 
O jogo foi mais difícil do que muitos esperavam. A Internazionale foi melhor em boa parte do primeiro tempo e soube fechar espaços do rival e armar bons contraataques, mas faltou acertar o alvo. Lautaro, Gosens e Lukaku  pararam nas defesas de Ederson. Mas os italianos também encerram uma temporada positiva em que conquistou a Copa da Itália.
 
Agora City leva premiação de 20 milhões de euros (R$105,2 milhões) e conquista vaga no Mundial de 2023 -- Leon , campeao da Concacaf, é outro confirmado -- e  na Supercopa da Europa contra o Sevilla.

SHOW DOS PODEROSOS

No show de abertura, Anitta esteve com uma camisa com o nome de Vini Junior, em homenagem ao jogador que sofreu com racismo. Porém essa imagem não apareceu na TV, só no Instagram da cantora. A apresentação catapulta sua carreira no velho continente. Segundo a Folha de São Paulo abertura da Champions tem mais audiência do que o show do intervalo da NFL. Mas a apresentação foi menos efusiva do que ela prometeu. A botafoguense cantou Envolver e dançou "Funk Rave", que deve ser lançado entre o segundo semestre e começo de 2024. Esse evento ocorreu para um publico que não gosta desse tipo de show e o entendem como "americanização" do futebol. Já o SBT conquistou a liderança do ibope com a transmissão. Com participação do comentarista Mauricio Noriega, esteve um ponto a frente do Caldeirão do Mion na tarde deste sábado.


Anitta exibe camisa com nome do brasileiro em cena que não apareceu na transmissão oficial. Foto: Instagram/@anitta

1º TEMPO

Quando Haaland recebeu, impedido, nas costas da zaga e errou o alvo parecia que era sinal de uma vitória do City. Mas a Inter mostrou que foi um adversário difícil. Posteriormente, o clube italiano tirou espaços do rival e conseguiu criar mais oportunidades. Principalmente pelo lado direito da zaga inglesa, que, até a metade do primeiro tempo teve dificuldades. Aos 14, Lautaro recebeu na meia lua da grande área e foi desarmado.  Em outra chance, o Brozovic, de frente, bateu por cima do gol.

Só que, aos 26, o City conseguiu respirar. Haaland teve uma boa chance e parou em Onana. Depois, De Bruyne tentou de fora e o desviou amorteceu a bola para o goleiro. Porém esse foi ultimo lance do belga que saiu lesionado para entrada de Foden. Dessa forma, parecia que o sonho do time inglês poderia virar pesadelo.
 
2º TEMPO

Segunda etapa começou com muito equilíbrio e marcação. Times se soltaram só a partir dos 13 minutos. E o pesadelo azul quase virou verdade quando Akanji saiu errado, Lautaro recuperou. Quando argentino trocou de perna para o arremate deu tempo pro Ederson pegar. E quando o Manchester passou a atacar mais conseguiu o gol. Aos 23, Akanji serviu Bernardo Silva, que foi no fundo e fez o cruzamento. Rodri chegou livre de trás para bater forte no canto.

O gol não abalou a Inter, que três minutos depois criou outra boa chance. O Dimarco cabeceou por cobertura e acertou o travessão; no rebote, Lukaku deu de zagueiro e salvou o City. Aos 32, mais um boa chance para os comandados por Guardiola. Foden driblou a marcação e ficou cara a cara com Onana, que pegou firme.

No final, o jogo ganhou em emoção. Aos 43, um lance inacreditável. Gosens serviu de cabeça para  Lukaku, que tocou  de cabeça a queima roupa no pé do Ederson, e o Rúben Dias salvou no rebote.
 
No último lance, mais uma vez brilhou a estrela de Ederson. O goleiro brasileiro defendeu a cabeçada de Gosens e salvou o empate no último lance. Após o milagre, o árbitro deu fim de jogo e a senha para euforia do Manchester City, que, enfim, conquista o seu grande objetivo.
 
PRÓXIMOS JOGOS

Agora equipes fecham a temporada e esperam que as federações divulguem o novo calendário. Mas é certo que um dos primeiros jogos será entre Manchester City x Sevilla pela Supercopa da Europa, em Atenas, na Grécia, no dia 16 de agosto, às 16h (Brasília).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »