Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/08/2023 às 01h16min - Atualizada em 03/08/2023 às 00h04min

Palmeiras vence o Atlético-MG e se aproxima de vaga nas quartas de final

Em um jogo de poucas chances, time paulista foi eficiente e conseguiu uma vitória muito importante

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Comemoração do gol de Raphael Veiga (Foto: Gilson Lobo/AGIF)
O Palmeiras venceu o Atlético Mineiro pelo placar de 1x0, no Mineirão, e está com um pé nas quartas de final da Libertadores da América de 2023. O único gol da partida foi marcado por Raphael Veiga, que chegou à marca de 77 tentos pelo clube. Com este resultado, o Verdão precisa de apenas um empate no jogo de volta para garantir a classificação. O próximo confronto acontecerá na próxima quarta-feira (9), às 21h30  (Brasília), no Allianz Parque.

Agora, a equipe de Abel Ferreira precisa do empate para avançar de fase. O clube mineiro depende de uma vitória por dois gols ou pela vantagem minima, o que levaria a decisão para os pênaltis. Quem passar enfrenta o vencedor de Deportivo Pereira e Del Valle. Os colombianos venceram primeira partida por um a zero em casa e conseguiram vantagem.

 
Se analisar as últimas partidas, é nítido que, aos poucos, o Palmeiras vem reencontrando o seu melhor futebol. O alviverde conseguiu vitórias importantes no Campeonato Brasileiro contra Fortaleza e América-MG. Do outro lado, o técnico Felipão continua sem ganhar uma partida como treinador do Atlético. Dessa forma, a pressão vai aumentar a cada dia. Além disso, os mineiros estão há dez partidas sem vencer. A última vitória aconteceu no dia 6 de junho contra o Alianza Lima pelo placar de 2x0. Na época, Eduardo Coudet ainda era o treinador.

O Atlético-MG não derrota o Palmeiras desde o Brasileirão de 2021. Ao todo, são nove jogos de jejum. O último triunfo acontece em agosto daquele ano, quando venceram por 2x1.

 
1° TEMPO
Os minutos inicias de partida foram quentes, pois ambas as equipes buscavam manter a bola no ataque. O Atlético-MG buscava tocar a bola. Já o Palmeiras era letal nas jogadas em velocidade. Aos sete, o meia Raphael Veiga acionou o atacante Rony, que tocou para o meia Gabriel Menino, mas a defesa mineira afastou no momento da finalização. Momentos depois, Veiga arriscou de fora da área e o goleiro Éverson defendeu.

O galo até conseguia sair do sufoco, mas a defesa alviverde estava bem armada. Em contrapartida, a marcação mineira estava frouxa. Com isso, os paulistas tinham facilidade nos contra-ataques. A partir dos 20, o jogo ficou truncado. A equipe do Atlético-MG ficava mais tempo no campo adversário, porém faltava um passe para quebrar as linhas palmeirenses.

 
Aos 29, após cruzamento, o zagueiro Gustavo Gomez escorou e Raphael Veiga finalizou de primeira, sem chances de defesa para Éverson. Depois de sofrer o gol, jogadores do Atlético-MG ficaram abatidos, e o Palmeiras continuava perigoso. O lateral Piqueréz fez boa jogada pela esquerda e finalizou para fora. No minuto 36, o técnico Luís Felipe Scolari teve que fazer a primeira substituição. Tirou o atacante Zaracho, machucado, e colocou o volante Igor Gomes.
 
Instantes depois, o atacante Hulk tentou marcar de “bicicleta”, mas pegou mal na bola. O Palmeiras foi superior durante a maior parte do primeiro tempo. Embora ficava no campo de defesa, a equipe treinada por Abel Ferreira era muito perigosa no contra-ataque, principalmente pelo lado esquerdo, com Rony e Piqueréz. Nos minutos finais, decidiram diminuir o ritmo. Entretanto, tinham o controle total do jogo e foram para o intervalo em vantagem.

2° TEMPO
 
O Atlético-MG tomou iniciativa na etapa final. Igor Gomes cobrou escanteio, o zagueiro Jemerson escorou de cabeça e o goleiro Weverton defendeu. Não demorou muito tempo para o Palmeiras responder. Rony recebeu pela esquerda, mas no chute, Éverson defendeu. Parecia que os donos da casa estavam com uma postura diferente no segundo tempo. Todavia, os visitantes ainda eram perigosos nos contra-ataques. Embora organizado taticamente, o Palmeiras precisava tomar cuidado com as faltas cobradas por Hulk, pois de onde chuta, ele é muito perigoso na bola parada.
 
Aos 14, o meia Sarávia finalizou para fora e quase deixou tudo igual no placar. O Atlético-MG buscava pressionar, mas tinha dificuldades para furar a defesa palmeirense. O que faltava era um atleta com qualidade no passe vertical para furar linhas e um jogador que dribla com o intuito de furar a defesa adversária. Para evitar sufoco, o técnico Abel Ferreira poderia colocar em campo outro jogador de velocidade, pois os pontas Rony e Arthur estavam cansados. Com isso, o ataque estava lento.
 
Um dos grandes destaques da partida foi o zagueiro Gustavo Gómez. O paraguaio venceu a maior das divididas, seja com a bola no chão ou aérea. Sua atuação foi fundamental para que o goleiro Weverton não fosse muito exigido. Ainda nos minutos finais, o meia Jhon Jhon cobrou falta, o atacante Alan Kardec desviou, acertou a trave. Assim, ele quase fez um gol contra que aumentaria a vantagem alviverde. O alvinegro ainda teve uma última bola, mas o atacante Pedrinho cabeceou para fora.
 
O jogo foi de poucas oportunidades para ambos os lados. Entretanto, o Palmeiras foi eficiente e conseguiu uma grande vitória fora de casa. Esta foi a primeira vez que o clube paulistano vence o galo no Mineirão pela Libertadores.

PRÓXIMOS JOGOS
 
O Atlético-MG enfrenta o São Paulo no próximo domingo (6), às 16h  (Brasília), no estádio do Morumbi. Já o Palmeiras volta a campo no sábado (5), às 21h (Brasília), contra o Fluminense, no Maracanã.





 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »