Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
31/10/2023 às 11h06min - Atualizada em 31/10/2023 às 10h55min

Brasil atropela o México no handebol na estreia dos jogos Pan-Americanos

A goleada ficou marcada pelas atuações espetaculares de Jean Pierre Dupoux e dos goleiros Rangel e Ferrugem

Julia Vargas - labdicasjornalismo.com
Matheus faz trabalho de pivô e abre espaço para ataque de Leonardo Dutra que marcou 10 gols na partida entre Brasil e México. Foto: Divulgação/Bruno Ruas/Instagram @cbhb1

A Seleção Brasileira de Handebol superou o México por 51 a 19 na primeira fase dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Essa é uma execelente marca no começo da disputa pela vaga para as Olimpíadas do ano que vem. A partida aconteceu nesta segunda-feira (30) no Ginásio Poliesportivo Viña Del MarCom a vitória, o Brasil lidera o grupo A com dois pontos e saldo de gols de 32. O Chile está logo atrás, também com dois pontos, mas saldo de nove. 

 

Os jogadores brasileiros deram um show de atuação coletiva, mas os grandes destaques ficaram para os goleiros Rangel da Rosa e Leonardo Tercariol, o Ferrugem, que foram verdadeiros paredões e pararam mais da metade dos ataques mexicanos. Outro que teve uma performance digna foi Jean Pierre Dupoux, o artilheiro da partida com 13 gols.

 

Depois da medalha de ouro da seleção feminina, chegou o momento dos homens disputarem o 1º lugar e garantirem participação em Paris 2024. Entre os dias 30 de outubro e 4 de novembro, acontece a disputa do handebol, que distribui não só as premiações de ouro, prata e bronze, mas também classifica uma nação para as Olimpíadas. Só o campeão garante vaga direta, enquanto quem ficar na segunda colocação poderá disputar o Pré-Olímpico em 2024.

 

Os oito países se dividiram em dois grupos (A e B) para os embates em turno único dentro da chave, sendo que os dois primeiros avançam às semifinais. A partir daí, o sistema será mata-mata em jogo único até a final, que acontece no sábado (4).

 

Tricampeã histórica na competição, a seleção brasileira chega com sede de vitória e grandes chances de medalhas. O Brasil não conquista o ouro desde 2015, vindo de uma campanha irregular na última edição, em que ficou fora da final e teve que se contentar com a medalha de bronze. 

 

1° TEMPO

 

Na primeira etapa, o jogo começou equilibrado, com um Brasil que saiu bem para o ataque, mas teve dificuldades em acertar a defesa. Até que aos 10’ a seleção canarinha abre uma vantagem de nove a cinco. Os problemas com o setor defensivo foram resolvidos, o que permitiu que poucos gols fossem sofridos. Os contra-ataques, que em sua maioria foram bem sucedidos e pegaram os mexicanos desprevenidos, funcionaram como arma fundamental na conexão entre defesa e ataque.

 

O goleiro Rangel fez a diferença com 12 defesas em 21 arremessos da equipe adversária, uma média de 57%. Enquanto isso, o ponta Jean Pierre foi preciso, ele fez oito arremessos e oito gols. Leonardo Dutra e Matheus da Silva também tiveram 100% de aproveitamento, ambos com dois gols. 

 

Com a posse de bola, os atletas do México conseguiram marcar algumas vezes com Fernando Rodriguez e Sayyed Morales, mas, no geral, foram barrados pela defesa canarinha e cometeram alguns erros de passes que lhes custaram pontos. Além disso, dois jogadores sofreram punições e cada um ficou dois minutos fora de quadra, o que ajudou os brasileiros a marcarem ainda mais gols. A etapa foi encerrada com placar de 25 a 9 para o Brasil que teve o aproveitamento de 80% contra 40% dos mexicanos. 

 

2° TEMPO

 

Para o segundo tempo, as duas nações trocaram seus goleiros e fizeram um rodízio maior de atletas, tanto para movimentar e tentar outras estratégias no caso do México, quanto para descansar os jogadores no lado brasileiro.  Ainda assim, a seleção do Brasil não desacelerou o ritmo e continuou a marcar com José de Toledo, Rudolph Hackbarth, Leonardo Dutra e Jean Pierre. 

 

Os mexicanos conseguiram melhorar um pouco no jogo e tiveram melhor aproveitamento no ataque, com Benito Hernandez. Ele aproveitou as falhas da defesa brasileira, que estava muito baixa e oferecia pouco contato, dando maior liberdade para que arremessasse das linhas dos sete e seis metros. 

 

O Brasil não sofreu tantos gols devido à ótima performance do goleiro Ferrugem que defendeu muitas bolas difíceis, incluindo uma cobrança de sete metros. A seleção levou o jogo com poucos erros, boa rotatividade dos atletas, tranquilidade e seriedade, o que refletiu no placar final de 51 a 19. O Brasil começou os Jogos Pan-Americanos com o pé direito.  

 

PRÓXIMOS CONFRONTOS


Nas próximas partidas do Grupo A de Santiago 2023, o Brasil voltará às quadras na terça-feira (31) às 17h30 contra a República Dominicana. Mais tarde, o México enfrentará o Chile, também no dia 31, às 20h.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »