Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/11/2023 às 23h04min - Atualizada em 03/11/2023 às 20h41min

A história de um amor que supera a morte

Como Nicholas Sparks prende seus leitores diante de histórias com fins trágicos

Dominik Pereira - Edição por Mayane Humeniuk
Capa do livro "Um amor para recordar" | Reprodução Paraíso dos Livros
Nicholas Sparks é um escritor estadunidense, dono de belas histórias de amor, como "Querido John", "Diário de uma paixão" e o clássico "Um amor para recordar". Já foram adaptados para o cinema onze obras de sua autoria, entre elas a história de Jamie e Landon. 
Um amor para recordar é a história de amor entre dois jovens muito diferentes, Landon Carter é o típico garoto problema, enquanto Jamie é uma garota doce e de bom coração. O romance parece muito improvável, porém eles se apaixonam, e começam a viver um amor. Tudo ia bem, o jovem Carter teve drásticas mudanças na sua personalidade devido ao amor que sente por Jamie.
Apesar de ser um romance adolescente, o desenvolvimento dos personagens é excelente. O enredo explora muitas faces dos dois e existem vários momentos de grandes reflexões envolvendo fé e religião. A história, para quem não conhece, traz um plot twist surpreendente. Jamie sofre de leucemia, o que torna essa revelação grandiosa é o fato de a personagem não apresentar quaisquer sinais de que está doente. Durante o desenvolvimento do enredo tudo o que sabemos é que ela é filha do reverendo, cristã e boa aluna. 
Não existe nenhuma pista de que ela está doente, fazendo esse ser um fato surpreendente. Quando ela revela para o Landon a sua condição, ele fica incrédulo, diz que não pode ser verdade, que ela é saudável e jovem. Somente depois dessa revelação, a doença de Jamie dá sinais, ela é internada, mas Landon continua ao seu lado. 
A escrita do livro é simples e muito tocante, os diálogos são bem estruturados e a emoção está presente em cada linha, principalmente após a descoberta sobre a doença. 
A adaptação da obra para o cinema também tem o seu valor, foram transmitidos para a tela os momentos mais emocionantes e bonitos.


Qual o segredo de Sparks para obras tão amadas mesmo com finais longe do felizes para sempre?

Um amor para recordar não é o único a ir contra o 'felizes para sempre', a obra "Querido John" também tem um final que não é o convencional com os personagens principais terminando juntos. Essa característica é muito presente nas obras de Sparks, o casal enfrenta várias adversidades e no fim, às vezes, não fica junto para viver o amor que tem direito. Mas deixam grandes lições, apesar de o fim não ser o "conto de fadas", todas as histórias marcam e deixam uma lição de alguma forma.
A história de amor entre Jamie e Landon deixa uma mensagem muito significativa, de que o amor transcende a morte, que nada pode destruir um amor verdadeiro. A fé de Jamie é algo muito bem explorado na história, e em vários momentos Landon se sente tocado com o modo como ela acredita e sempre espera o melhor.
O livro tem uma história simples e até um pouco clichê, porém tem pontos muito marcantes e significativos, como a fé de Jamie, a mudança do Landon, a postura da jovem diante da doença e a do Carter sobre a situação da sua amada.
O que podemos concluir é que o livro tem um bom enredo e ótimo desenvolvimento dos personagens. Apesar dessa característica do autor, suas histórias caem no gosto do público devido a essa peculiaridade de trazer uma reflexão mais profunda acerca das relações. 
Um amor para recordar é uma história de amor e, mesmo que o final não seja tradicional, o amor contado pelas páginas do livro é capaz de tocar os corações e inspirar pessoas. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »