Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/11/2023 às 21h35min - Atualizada em 07/11/2023 às 15h39min

Dom Quixote: Conheça a história por trás do Ballet de repertório mais famoso do mundo

Um clássico da literatura adaptado para os palcos

Jéssica Mayara - Revisado por Flavia Sousa
Bailarina da Companhia de Dança Mariinsky Ballet. (Foto:Reprodução/ Standard)

Quem não gosta de um romance proibido ao estilo Espanhol? Com muitas danças, castanholas, vestidos vermelho e preto, ciganos e toureiros, o ballet de Dom Quixote de La Mancha é um dos mais desejados no mundo da dança por conter características únicas que são simplesmente contagiantes.

 

Escrito por Miguel de Cervantes Saavedra em 1605, Dom Quixote de La Mancha é um livro que foi adaptado para os palcos em 26 Dezembro de 1869 pelo Ballet Imperial do Teatro Bolshoi. O ballet foi coreografado por Marius Petipa e Alexander Gorsky, e interpretado pela primeira vez por Anna Sobeshenskaya e Serguei Solokov, e desde então, escolas e companhias de dança do mundo inteiro continuaram trazendo para o público o espetáculo da forma mais fiel possível. 





A História


 

Dividido em 3 atos, a história começa contando sobre o aventureiro Dom Quixote de La Mancha, que parte em busca da sua amada Dulcinéia - uma bela moça que ele conhece apenas em sonhos - junto com seu fiel escudeiro Sancho Panza.

 

Enquanto isso, em uma vila em Servilha, a jovem Kitéria - ou Kitri - vive um romance com Basílio, o barbeiro da cidade que seu pai Lorenzo desaprova e faz de tudo para separar o casal, inclusive, tenta arranjar um casamento entre ela e Gamache, um nobre que acabou de chegar na cidade. A moça faz de tudo para dispensar o rapaz que insiste em querer se casar com ela mesmo sabendo que ela já é comprometida.

No decorrer da trama, Dom Quixote chega nesse vilarejo, e também se apaixona por Kitri - porque na cabeça dele ela é Dulcinéia - ele até tenta conquistá-la, mas sem muito sucesso, porque seu amor por Basílio é muito maior do que qualquer homem que apareça em sua vida.

 

Vendo os empecilhos ao redor, Kitri e Basílio resolvem fugir para um acampamento cigano, finalizando assim o primeiro ato do Ballet.



 

Já o segundo ato começa com mais um sonho de Dom Quixote, e dessa vez ele acaba percebendo que Kitri não é Dulcinéia, e passa a ajudar o casal a ficarem juntos, e até despista o pai dela para que ela e Basílio possam viver juntos. 

 

No acampamento cigano, eles acabam conhecendo pessoas novas e são acolhidos por um casal muito simpático que vai ajudá-los a ficarem escondidos naquela terra bem distantes de seu pai e o nobre.
 

Porém, as distrações de Dom Quixote não adiantam de nada, e o reencontro acontece. Basílio tenta convencer o pai de Kitri de que eles não estão mais juntos, mas isso não o convence. Até que Kitri e Basílio tem a brilhante idéia de forjar a morte de Basílio.

Kitri chora e pede misericórdia ao pai que acaba sedendo e concedendo a permissão para que eles se casem - porque na cabeça dele Basílio está morto, então um casamento seria uma coisa impossível. Mas aí o plot acontece, Basílio "ressuscita", e os dois acabam se casando no terceiro e último ato.

A adaptação para os palcos


 
Uma trama rica em personagens fortes que pode não ter sido fácil ao ser levada para os palcos, mas a forma como o livro foi escrito colaborou muito para a construção da narrativa em forma de dança. 

O número de coreografias vai depender muito da forma como cada companhia vai desenvolver a história, mas as principais são as variações de Kitri em todos os três atos, as variações de Basílio, o sonho de Dom Quixote e as famosas coreografias em conjunto no acampamento cigano.

Mesmo que o ballet tenha sido adaptado por diversas escolas e de maneiras diferentes - sejam em suas coreografias ou em seu contexto - todos buscam trazer a mesma sensação com suas cenas energéticas e vibrantes, além de figurinos coloridos que fazem uma grande diferença na hora de se apresentarem. 

 

Assim como todos os Ballet de repertório, é necessário que os bailarinos não deem somente tudo de si nas danças, mas na interpretação de seus personagens, principalmente em Dom Quixote, que é um dos poucos Ballet em que os os bailarinos podem demonstrar sensualidade, heroísmo e romance tudo ao mesmo tempo. 


Tem que ter muito treinamento mesmo pra conseguir fazer 19 piruetas seguidas e não sofrer com labirintite depois, rs!



Assista o ballet completo disponibilizado pelo Teatro Sergio Cardoso através desse link.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »