Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/03/2023 às 19h32min - Atualizada em 01/03/2023 às 21h43min

A democratização do teatro

O teatro não é uma arte acessível a todos e muitas pessoas sequer tiveram a oportunidade de assistir uma peça de teatro na vida.

Caroline Dantas - Revisado por Danielle Carvalho
Diego Wannucci
Salão de teatro (Foto: Reprodução / Unsplash)
O teatro tem uma presença milenar na vida das pessoas, centrado na exposição de ideais e pensamentos, ele possui um importante papel na sociedade. É responsável por construir obras que trabalham na ampliação, na reflexão e olhar sobre diversas situações que a população vivencia.

Desde a Grécia Antiga a vida era refletida em cenas, fazendo o público mergulhar por um instante em uma história totalmente nova, com personagens e cenários exuberantes, que levavam a um universo lúdico, mas sem deixar de trazer críticas reais, referente aquela sociedade. Tendo um grande impacto não somente na vida dos telespectadores, mas também dos atores que respiram arte estando dentro desse lindo universo.
 
Por que o teatro não é consumido por todos?

Há muitas razões pelas quais o público não consuma tanto o teatro, seja os preços altos dos ingressos ou até pela desvalorização da profissão, sem contar que existe uma ampla concorrência com outras formas de entretenimento que acabam sendo mais baratas. Durante a pandemia, no isolamento social, o público passou a se entreter cada vez mais apenas por mídias sociais, jogos, filmes e séries, tudo sem sair de casa. Isso contribuiu pelo desinteresse em relação ao teatro.

Outro ponto que devemos considerar é a falta de investimento das políticas públicas artísticas. Nos últimos anos a cultura de forma geral foi bastante atacada e afetada não somente por conta da pandemia, mas também com baixo investimento público em cultura, falta de políticas públicas de acesso ao teatro e a falta de incentivos para a população de baixa renda. A divulgação adequada de uma peça é fundamental para o sucesso dela, coisa que infelizmente não acontece com frequência, não existe espaço na mídia que favoreça a publicidade destas obras.


 
Sabendo de todas essas questões citadas acima, entrevistamos Diego Wannucci, ator, educador e músico, para entender melhor sobre o assunto e o que podemos fazer para mudar essa realidade.
"Foi uma paixão desde o primeiro encontro e divisor de águas na minha vida, sua contribuição e transformações na minha vida pessoal, social e profissional, me levou a escolher a profissão de ator, diretor, músico e arte-educador", diz Wannucci sobre a importância do teatro em sua vida.

O ator explica que, para ampliar o acesso ao teatro, é necessária uma série de ações coordenadas e investimentos significativos em políticas públicas voltadas para arte e cultura. Uma medida fundamental seria pressionar o Estado a investir em ações concretas que permitam o acesso gratuito e facilitado das pessoas à arte, em especial nas áreas de maior desigualdade e vulnerabilidade social.

É importante que os gestores públicos mapeiem essas áreas e invistam massivamente em atividades culturais, lúdicas, artísticas e teatrais. É também fundamental que sejam democratizados os programas de fomento e financiamento dos artistas iniciantes, amadores, pequenos e médios empreendedores, valorizando financeiramente os artistas que dependem da produção artística para sobreviver.

Outra medida importante é envolver a educação e a escola na democratização do acesso ao teatro. Precisamos criar mecanismos para as atividades teatrais acontecerem nas escolas, permitindo que arte-educadores tenham autonomia para ocupar esses espaços públicos, inclusive nos finais de semana, com projetos de oficinas voltados para a comunidade local. O artista finaliza:

 

"É preciso que a sociedade civil se mobilize para cobrar do Estado uma atuação mais efetiva na área de arte e cultura, para garantir que mais pessoas tenham acesso ao teatro e a outras expressões artísticas, contribuindo assim para o desenvolvimento humano e a transformação social".

Mesmo tendo uma alta responsabilidade em ampliar o horizonte e vivências de quem um dia se envolve com o teatro de alguma forma, ainda falta muito para a democratização da arte de fato acontecer. A luta para que todas as pessoas possam ter acesso a obras sensíveis e transformadoras e que artistas de todo o país possam ser valorizados por seu trabalho continua. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »