Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/11/2023 às 17h01min - Atualizada em 16/11/2023 às 15h28min

Após tropeços, Brasil enfrenta a Colômbia em busca de recuperação nas Eliminatórias

Sem Neymar, o técnico Fernando Diniz levará a campo um time com seis mudanças desde a última escalação

Julia Mota - labdicasjornalismo.com
Preparação do Brasil na Granja Comary antes do embarques para a Colômbia (Divulgação/CBF/Instagram).
Brasil e Colômbia se enfrentam nesta quinta-feira (16), às 21h, pela quinta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo, em Barranquilla, na Colômbia. Vindo de um empate contra a Venezuela por 1x1 e de uma derrota para o Uruguai por 2x0, a seleção Canarinha ocupa a terceira posição no classificatório, com sete pontos. Enquanto a Argentina, próxima adversária do Brasil, é líder com 12 pontos. A Colômbia ainda não foi derrotada, mas empatou os últimos dois jogos contra Uruguai e Equador, respectivamente, e se encontra em quinta posição com seis pontos. A partida terá transmissão da TV Globo e do SporTV

BRASIL

Tendo que lidar com a ausência de Neymar após lesão na última Data Fifa, a Seleção Brasileira ainda terá mais dois desfalques: o volante Casemiro com lesão na coxa e o goleiro Ederson, que foi cortado na última semana, com trauma no pé. Gabriel Jesus também não viajou para a Colômbia, para dar continuidade ao tratamento e estar inteiro para a próxima partida, na terça-feira.

O técnico Diniz testou uma formação com quatro atacantes para a partida. Vini Jr. e Rodrygo devem atuar juntos;  João Pedro foi cotado para começar como titular, e há expectativa de que Endrick possa entrar no segundo tempo. André e Alisson também irão jogar entre os titulares, além da presença de Emerson Royal e Renan Lodi nas laterais. Raphinha e Gabriel Martinelli também ganham oportunidade.

O Brasil precisa vencer para chegar na próxima rodada, contra a Argentina, atual campeã mundial, menos pressionado. Além disso, os brasileiros não vencem em Barranquilla há 20 anos, assim como nunca perderam em Eliminatórias para os colombianos.

 
Em entrevista coletiva, na Granja Comary, Fernando Diniz lamentou os desfalques, mas enalteceu os atletas convocados: "É sempre bom poder contar com todo mundo. É uma pena e uma tristeza grande não poder contar com Neymar, ele faz falta em qualquer cenário, assim com o Casemiro, um dos grandes expoentes na posição nos últimos anos no futebol mundial. Agora surgem oportunidades para outros e vamos potencializar o time que vai jogar. Jogadores abraçaram os treinos e vamos esperar que na prática a equipe consiga corresponder", destacou o treinador. 
 
Bruno Guimarães também falou em entrevista coletiva, na Granja Comary, sobre a dificuldade da partida: "É um adversário difícil, cada vez mais colocando jogadores na Europa. Sabemos que o clima lá é quente, a torcida participa bastante, um jogo complicado. Tem sido complicado, mas acredito que temos condições de ir lá e ganhar. Sabemos que Barranquilla é quente, bastante. É um jogo físico, muitos jogadores de nome na seleção. É difícil, mas temos condições de ganhar", completou o volante.

Provável Brasil: Alisson; Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Renan Lodi; André e Bruno Guimarães; Raphinha, Rodrygo, Vini Jr. e Martinelli. 

COLÔMBIA

Os desfalques da Colômbia ficam por conta de Jhon Arias, suspenso após segundo cartão amarelo contra o Equador, além de Santiago Arias, que está lesionado. James Rodríguez e Luis Díaz devem ser titulares da equipe. A seleção comandada por Néstor Lorenzo também precisa de vitória para respirar aliviada, caso vença ainda irá ultrapassar o Brasil na classificação. O time colombiano não perde desde fevereiro de 2022 e soma 15 jogos de invencibilidade. Nas Eliminatórias, a Colômbia empatou três jogos e venceu apenas um. 

Provável Colômbia: Camilo Vargas; Daniel Muñoz, Davinson Sánchez, Carlos Cuesta, Deiver Machado; Kevin Castaño, Matheus Uribe, James Rodríguez (Jorge Carrascal); Luis Sinisterra, Luis Díaz e Rafael Santos Borré.

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

São 35 jogos entre as seleções, sendo 21 vitórias para o Brasil, 11 empates e três vitórias da Colômbia. 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »