Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/03/2024 às 00h38min - Atualizada em 10/03/2024 às 06h00min

Flamengo derrota o Fluminense e encaminha vaga na final

Tricolor carioca chega a marca de 12 clássicos sem vencer e terá que fazer três gols para se classificar

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Éverton Cebolinha abriu o placar para o Mengão (Foto; Estadão Conteúdo)
O Flamengo venceu o Fluminense por 2x0, no jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca de 2024. A partida aconteceu nesse sábado (9), no Maracanã. Éverton Cebolinha e Pedro colocaram o Mengão a um pé da semifinal. Com a vitória, o rubro-negro pode perder por até dois gols de diferença no confronto de volta, que ocorrerá no dia 17.  Já o tricolor precisa de uma vitória com uma vantagem igual ou superior a três gols para se garantir na decisão.

A temporada do futebol brasileiro está apenas no começo, mas já podemos perceber que o Flamengo já é um time muito superior ao de 2023: A equipe tem o melhor ataque e a melhor defesa da competição, com 25 gols marcados e apenas um sofrido.

Estes números mostram que a cada jogo  a dupla de zaga formada por Fabrício Bruno e Léo Pereira está cada mais segura. Além disso, o meio de campo preenchido pelo volante Pulgar e os meias Arrascaeta e De la Cruz é muito envolvente. Essa evolução é fundamental para que os atacantes Pedro e Éverton Cebolinha comecem a temporada com o pé direito.

Do outro lado, o Fluminense ainda não teve o mesmo desempenho que consagrou o time campeão da Libertadores de 2023. Tudo bem que a temporada está no início, principalmente ao time das Laranjeiras, que voltou aos treinos só no dia 22 de janeiro. Entretanto, Germán Cano está bastante isolado no ataque, o meia Ganso está sem ritmo de jogo e o lateral Marcelo segue fora de forma.

Com isso, os atletas não apresentam suas melhores performance. No ano passado, conseguiram reverter o placar de 2x0 na final, porém agora o momento é diferente. O Flamengo está em ascensão, já o Fluminense vive em declínio técnico.

1° TEMPO

 
Os dez primeiros minutos foram de total domínio rubro-negro. A equipe encurralava o Fluminense no campo de defesa. Os tricolores não conseguiam tocar a bola no ataque. Dessa forma, De la Cruz deu ótimo um passe para Pedro, que de frente para o goleiro Fábio, finalizou para fora. Momentos depois, o camisa 18 recebeu de Pulgar e mandou para fora.

Por volta dos 20, o Fluminense tentava se soltar no jogo, buscando sair em velocidade pelas pontas. Após cruzamento de Guga, o lateral Diogo Barbosa finalizou por cima da trave do goleiro Rossi. Embora ainda estivesse melhor na partida, o Fla fazia muitos cruzamentos, o que faltava era tocar mais bola no sistema ofensivo.

Aos 27, o zagueiro Fabrício Bruno escorou e Pedro, de bicicleta, acertou a trave direita da meta de Fábio. 11 minutos depois, Ayrton Lucas bateu cruzado, o goleiro tricolor defendeu. Já nos acréscimos, após cruzamento de Pulgar, Éverton Cebolinha colocou o Mengão à frente no placar. A equipe comandada por Tite dominou as ações do primeiro tempo, tendo 52% da posse de bola e dez finalizações. Caso tivesse mais efetividade, poderia terminar a etapa inicial com uma vantagem ainda maior.

2° TEMPO

Para o segundo tempo, ambos treinadores tiveram que fazer substituições: Fernando Diniz colocou Marcelo na vaga de Diogo Barbosa para que a equipe tivesse mais dinamismo. Além disso, Ganso saiu machucado e quem o substituiu foi o meia Lima. Já Tite trocou Ayrton Lucas, lesionado, e quem entrou foi Viña, novo reforço  da temporada.

A primeira oportunidade de perigo na etapa final ocorreu aos dez. Luiz Araújo chutou de fora da área e Fábio espalmou. Como precisava empatar o jogo, o Fluminense ficava mais tempo no ataque. Entretanto, a troca de passes era muito lenta. Aos 18, o zagueiro Thiago Santos foi expulso depois de fazer dura falta em Éverton Cebolinha. Com isso, Diniz precisou tirar o meia Renato Augusto para entrada do zagueiro Manuel com o objetivo de proteger a defesa.

Depois da expulsão, o Flamengo voltava a ser superior. Aos 33, Arrascaeta finalizou à direita do goleiro Fábio. Nos acréscimos, o uruguaio cruzou para Pedro sacramentar a vitória do Mengão no confronto de ida. O camisa nove ainda teve uma chance de fazer o terceiro, mas o arqueiro tricolor fez uma linda defesa.

PRÓXIMOS JOGOS

Os dois times voltam a se enfrentar no próximo sábado, 16, no Maracanã, às 21h (Brasília).  

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »