Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/01/2020 às 11h48min - Atualizada em 06/01/2020 às 11h48min

O Retorno do manifesto punk na moda

A atitude e a rebeldia do punk retorna ao mundo fashion

Nuno Lima - Editado por Larissa Barros
Vogue Hong Kong
O fundo escuro, o belo e o sombrio andam lado a lado no New Punk. Foto: Vogue

Mal iniciamos o ano de 2020 e parece que a moda já previa o que estaria por vir, com um cenário político mais delicado dos últimos anos, envolvendo as grandes potências e o oriente médio, parecemos viver os anos 80 mais uma vez, o que inspirou o surgimento da moda New Punk. Vimos nas passarelas durante a última  temporada Outono/Inverno, a rebeldia desse estilo,  sobretudo a grife italiana Versace, com um desfile chamado de anatomia do romance, onde mesclava o belo e o sombrio com suas estampas com rosas, mas predominando um fundo escuro, além dos patchs de coração presos com alfinetes dourados e coturnos que fizeram parte do desfile, seja ele cano alto ou curto, remetendo ao cenário punk dos anos 80.

 As peças retratam bem o que estamos presenciando, o ar de incerteza e seriedade sem saber o que poderá acontecer. As peças que vimos nas passarelas com recortes simétricos e com um toque de militarismo, estampas e renda. Vestidos bem cortados bem como toda moda italiana, trazendo lucidez e expressando de forma clara e objetiva de como poderá ser o ano de 2020. 

A parte romance do desfile, fica a caráter das cores e dos patchs que marcaram presença tanto na coleção masculina e feminina, modelos com um ar sombrio, demonstrando estarem defendendo alguma causa ou seu manifesto e tudo isso com a pegada punk, como por exemplo o coração preso por um alfinete no detalhe que nos faz lembrar: O amor existe sim, mas a dor também!

A linha militar juntamente com a renda, acaba dando um ar de leveza no estilo, mas sem perder a ideia do manifesto, a renda aparece quase sempre acompanhada do coturno ou do recorte militar dos casacos com bolsos e botões estilo uniforme de guerra. A atitude também aparece com o look monocromático deixando a atenção de cores para os acessórios, detalhe da calça estilo alfaiataria com um corte mais curta, deixando a mostra o coturno cano baixo, já em outro momento o coturno aparece com um cano mais longo acompanhado de fivelas e acessórios

Leveza e estilo são mesclados à linha com pegada militar. Foto: Vogue

Leveza e estilo são mesclados à linha com pegada militar. Foto: Vogue

O look monocromático abre espaço para que outras peças tenham destaque na composição. Foto: Vogue

O look monocromático abre espaço para que outras peças tenham destaque na composição. Foto: Vogue

E no masculino vimos também os cortes de uma maneira mais clássica, com cortes mais retos na linha alfaiataria, além das peças remeterem a lembrança dos uniformes militares assim como no feminino, calças com cortes retos, cintura mais alta como a de costume e bocas mais largas, ou seja, nada slim nessa coleção. As cores aparecem mais na linha casual como as camisas, malhas com estampas e nos acessórios como os coturnos e as minis bags que aparecem mais uma vez na linha inverno.

As cores também ganham espaço nesse novo estilo, seja nas malhas das camisas, coturnos ou até minibags.  Foto: Vogue

As cores também ganham espaço nesse novo estilo, seja nas malhas das camisas, coturnos ou até minibags. Foto: Vogue

O clássico estilo masculino com cortes retos também estão presentes no New Punk.

O clássico estilo masculino com cortes retos também estão presentes no New Punk.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »