Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/03/2020 às 12h29min - Atualizada em 23/03/2020 às 12h29min

Jornais impressos do Brasil amanhecem com capas idênticas em campanha de conscientização contra o Coronavírus

"Unidos pela informação e pela responsabilidade"

Letícia Pereira Santana
Créditos: Correio24Horas
Hoje (23) os jornais impressos do Brasil amanheceram diferente. Ou melhor, iguais. Veículos como O Globo, Folha de São Paulo, Correio e Extra - sob organização da ANJ (Associação Nacional de Jornais) - unificaram suas capas em alerta ao Coronavírus.
 
Visando conscientizar a população e reforçar o papel da imprensa nessa crise, os veículos trazem a manchete: "Juntos vamos derrotar o vírus: unidos pela informação e pela responsabilidade". Com um adendo no meio digital as capas também apresentam a tag: #imprensacontraovirus.
 
O mesmo ocorreu na Argentina, país vizinho do Brasil. Os veículos trouxeram na quinta-feira, dia 19, a seguinte mensagem: "Paremos o vírus juntos. Vamos viralizar a responsabilidade". Na imprensa do estado do Maranhão, os jornais também realizaram a ação no sábado(21): "Fazemos o nosso papel pensando no seu: fique em casa".


                                                                                Foto: O Globo

O Lab entrou em contato com o jornalista Manoel Paulo, do Portal Mundo Sindical, e ele reforçou a mensagem que todas as mídias estão se esforçando para passar a sociedade. "A imprensa sempre esteve presente em toda e qualquer situação. Sempre informando a população em como se proteger e policiando as ações dos governantes."
 
O comunicólogo ainda completa colocando em pauta o importante papel da imprensa em relação a conscientização. "Um exemplo é o aumento da audiência da Globo News com a sua programação voltada para a pandemia do coronavírus. Posso citar ainda no grupo do WhatsApp do meu condomínio as pessoas pedindo para se informar pela imprensa, não por mensagens de WhatsApp. A mídia que vive apanhando do presidente, vai sair ainda mais forte depois da pandemia. A imprensa é forte!".

O papel dos jornalistas agora é fundamental para atravessar esta crise. Informar dados corretamente, bem como checar notícias antes de repassá-las são atitudes essenciais que merecem atenção: "Juntos vamos derrotar o vírus: unidos pela informação e pela responsabilidade".

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »