Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/04/2019 às 00h26min - Atualizada em 13/04/2019 às 00h26min

DICAS: Os cinco melhores aplicativos para leitura

Plataformas digitais incentivam a leitura de forma prática e barata

Larissa Bosque
Arte: Larissa Bosque
Com o crescimento generalizado das plataformas digitais, o hábito da leitura em livros físicos vem se tornando cada vez menor. O que obrigou as grandes editoras se adaptarem ao novo cenário e investir em venda online para evitar uma queda em suas ações. Com um mercado cada vez mais digital, as pessoas passaram a optar pela leitura em smartphones, tablets ou no queridinho do momento o e-reader (leitor digital). A inovação trouxe o barateamento dos livros tornando-se um atrativo para o leitor, nas plataformas digitais o usuário pode comprar um e-book a partir de R$2,99 e ainda dispõe de uma biblioteca com uma grande diversidade de gêneros e autores.

Mas sempre vem aquela dúvida: Qual melhor aplicativo para leitura? Para te ajudar a entender esse mundo de leitura digital, listamos os cinco melhores aplicativos para você ler a qualquer hora e em qualquer lugar.
 
    

 

1. Amazon Kindle

 
A Amazon foi uma das pioneiras no mercado digital. Com uma plataforma dinâmica se tornou uma das principais vendedoras de e-book do mundo, conduzindo seus usuários a uma experiência inovadora. Na plataforma é possível ajustar tudo ao seu gosto, brilho, tamanho e ainda permite pesquisas no Google para tirar qualquer dúvida sobre o livro. Você pode logar sua conta em qualquer aparelho sem perder o acesso a sua biblioteca. A empresa ainda possui seu próprio e-reader, o Kindle que já está na sua 4º geração e garante ao leitor uma experiência inovadora em qualquer lugar.
 
    

 

2. Google Play Livros

 
Lançado em 2010, o Google Play Livros já dispõe de cinco milhões de títulos, de acordo com o próprio Google. A plataforma conta com livros digitas e audiolivros, uma opção que garante uma inclusão digital aos deficientes visuais e aos leitores que não podem dedicar muitas horas à leitura, lhes proporcionando desfrutar de histórias narradas, e que lhe facilitem exercer outras atividades. O aplicativo conta ainda com uma plataforma cheia de recursos, como destacar textos, adicionar notas, traduzir e a pesquisar significados. O aplicativo é muito fácil de manusear e bem dinâmico.
 
   

 

3. Kobo

 
O leitor de livros digitais Kobo, possui uma abrangência maior em relação aos demais, porque além de poder baixar, comprar, pesquisar e ler livros digitais, o app ainda dá acesso a outras mídias como jornais e revistas. A plataforma também possui uma aba de e-books gratuitos de vários gêneros.  

 

 

4. Saraiva Digital

 
O Lev Saraiva, reúne uma vasta biblioteca a sua escolha, os e-books podem ser adquiridos tanto no site, quanto na plataforma. E você pode abrir seus arquivos pessoais como PDF, Power Point, DOCx e EPUB. Além disso, conta também com marca texto, bloco de notas e um layout personalizável de acordo com seu gosto. É fácil de utilizar e possui um designer que atrai o leitor.
 
   

 

5. Wattpad

 
Sou suspeita para falar do Wattpad, quem nunca escreveu uma fanfic? Você sempre teve vontade, mas nunca escreveu? Pois bem, o Wattpad é o seu lugar! A plataforma é totalmente gratuita e interativa, e qualquer um pode se tornar um escritor e ter seus minutos de fama. A plataforma permite comentários, votação e um chat para se conectar com outros leitores. Você também pode seguir seus escritores preferidos, mudar as cores e as fontes, e personalizar tudo do seu jeito. O wattpad também conta com mais de 300 livros clássicos, lá você encontra Dom Casmurro – Machado de Assis, Os sertões – Euclides da Cunha, Orgulho e Preconceito – Jane Austen, O morro dos ventos uivantes – Emily Bronte, entre outros. 
 
Agora que você já conhece as melhores plataformas e já escolheu por onde vai começar a praticar o hábito da leitura, segue algumas dicas de concentração: Sempre que estiver ocioso, no ônibus ou metrô leia pelo menos um capítulo. Comece com livros leves, comédias românticas ou fanfic. Com o tempo migre para os clássicos ou para um gênero desconhecido, assim você vai aperfeiçoando a leitura e ela vai se tornando mais leve. Um dos melhores horários para aproveitar o seu livro, é antes de dormir. Procure um lugar silencioso e aproveite!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »