Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/05/2020 às 19h26min - Atualizada em 11/05/2020 às 19h26min

National Geographic lança ferramenta interativa com previsão climática de 2070

O mapa mostra como as emissões de gás carbônico vai alterar o clima do mundo

Wanderson Luiz - Editado por Manoel Paulo
National Geographic

O portal lançado pela National Geographic permite o usuário visualizar como vai estar as condições climáticas do seu país ou  da sua cidade no ano de 2070.

As mudanças climáticas antrópicas (causadas por seres humanos) vem alterando o clima desde a revolução industrial, com isso o estudo realizado pela National em mais de 2,5 mil áreas populadas querendo prever como será o mundo daqui 50 anos.

“As mudanças climáticas vão exacerbar muitos os desafios que as cidades enfrentam atualmente. As áreas urbanas já estão sob estresse devido a riscos influenciados pelo clima, como o aumento do mar, incêndios florestais, tempestades severas, ondas de calor extremas, doenças e infraestrutura enfraquecida pelo calor. O Brasil é menos capaz de se adaptar às mudanças climáticas do que outros países”.

Beatriz Plaça, 21 anos, São José dos Campos, estudante de jornalismo, acessou o portal para ver como seria sua cidade daqui 50 anos, segundo ela “mesmo que São José esteja abaixo do nível de mudanças, ainda é muito preocupante. É muito notável essas mudanças que estão acontecendo e nem precisamos ver números tão altos e assustadores. Já pensou a sensação térmica de 50°C??? É assustador não só para nós, mas também para fauna e flora. Grande parte da vegetação, além de animais morrerão. Já vimos fatores naturais históricos como as queimadas na Austrália no começo do ano que devastou o habitat dos animais e acabou com espécies”. 

A estudante alerta a importância de zelar pelo meio ambiente e ter empatia pela vida do próximo. “Até quando a gente vai ter que viver e passar na pele por situações como essas para aprendermos que precisamos cuidar do meio ambiente? É revoltante. A solidariedade tem que ser aflorada nesse aspecto também e muitas pessoas esquecem disso. Temos que pensar em um coletivo quando se trata de clima. Temos que pensar em pessoas que não tem uma blusa de frio, para se aquecer no inverno ou água potável pra te hidratar, no calor.”

Na maior cidade do país, São Paulo, vai passar a ter o clima de uma savana tropical, os verões são curtos, quentes e úmidos. As chuvas tropicais intensas deixam cair a maior parte de sua água na região durante o verão, mas o resto do ano é quente e relativamente seco.

Conheça esse projeto acessando o site 
See how your city's climate might change by 2070.

 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »