Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/06/2020 às 12h21min - Atualizada em 24/06/2020 às 10h51min

A volta do cinema drive-in: um novo meio de entretenimento

O cinema drive-in volta a fazer sucesso durante a pandemia do coronavírus, já que o cinema tradicional não pode ser aberto ao público por causa do distanciamento social

Gledys Ramos - Editado por Fernanda Simplicio
Foto: Diário do Rio
Sem a certeza de quando será a abertura das salas de cinema, muitas empresas começaram a abrir espaços para esse entretenimento com os drive-in, trazendo segurança para o público, pois não é necessário sair do carro para assistir ao filme e nem para comprar comida.

Provavelmente a geração jovem só deve conhecer o cine drive-in através das cenas de filmes de época Hollywoodianos, nos quais um casal está dentro de um carro em frente a uma tela grande, uma vez que essa prática só teve fama nos anos 50 e 60 nos Estados Unidos.













 
O início
O primeiro espaço para cine drive-in contava com 400 vagas, mas com o grande sucesso essas vagas tiveram que ser ampliadas. Um dos maiores cinemas nesta modalidade ficava localizado em Nova York, com 2500 vagas para veículos. As pessoas gostaram da ideia, ainda mais pelo fato de trazer uma certa liberdade que não se tem dentro de uma sala de cinema, como por exemplo, fumar, estar ao ar livre e no conforto de seus carros. Além disso, havia a novidade de escutar o áudio do filme no som do carro.

No Brasil, essa prática só chegou em 1973 em Brasília, que funciona até os dias de hoje. Na época, outras cidades também receberam a novidade, algumas delas foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Campo Grande e Porto Alegre.

A pergunta agora é: por que o cine drive-in ficou praticamente extinto nos dias atuais sendo que tinha tantos benefícios?

Bom, esse modelo de cinema passou a decair em 1970 quando os terrenos ficaram supervalorizados e aumentaram o valor. Além disso, tinha também uma competição com a televisão, já que as locadoras estavam entrando em ascensão. Com isso, no Brasil restam apenas o de Brasília, CineCar em Interlagos e Cine Autorama, que já funcionou em diversas cidades.


Star wars no Cine drive-in
Em 2019, o cine drive-in de Brasília chegou até a exibir a estreia de Star Wars: a ascensão de Skywalker, o evento contou com food truck, quiz infantil e adulto, show de cosplays e duelos de sabre de luz.
 












 
A volta dos drive-in
 
Agora em meio a pandemia do COVID-19, foi necessário haver adaptações na exibição de filmes, e assim a moda dos drive-in está ressurgindo e se espalhando pelo Brasil e pelo mundo para trazer entretenimento e lazer para quem está confinado.
O cinema drive-in voltou, mas com um olhar futurista, os ingressos apenas são vendidos on-line, a compra de comida e bebida é feita por um aplicativo, as pessoas só podem sair do carro para irem ao banheiro e mesmo assim, deve ser solicitado através do aplicativo, e é obrigatório o uso de máscara.
 
A estudante do RJ, Wanessa Ferreira (18 anos), fala de como ela imaginava um cinema drive-in:
 “cinema drive-in é algo que eu vejo em filmes, as pessoas dentro de seus carros, com liberdade e conforto e eu sempre quis viver essa experiência por achar muito legal”
 
Ela também conta da sua expectativa em ir a um, “estou muito ansiosa e feliz por viver esse momento, ainda mais por ser algo que não estava tão popular quanto agora e está trazendo uma nostalgia de décadas atrás, e por isso a minha expectativa é muito grande e espero que seja incrível.”

Por fim, a estudante dá a sua opinião sobre a adaptação do cinema em meio à pandemia, “é uma boa oportunidade para as pessoas se distraírem um pouco durante esse momento que estamos passando, mas mesmo com essa segurança toda, me sinto insegura, pois os alimentos vem de fora e você acaba não tendo o controle se aquilo está higienizado corretamente.”

Será que o cinema drive-in, agora, veio para ficar de vez? Ainda é muito cedo para se dizer, só se sabe que será o lazer mais confiável durante a pandemia e provavelmente o drive-in receberá muitas novidades, e talvez mais para frente poderá ter eventos como o que aconteceu em 2019 no Cine drive-in de Brasília na estreia de Star Wars.
 


REFERÊNCIAS:
Domingos de Lima, Juliana. Como a pandemia ressuscitou os cinemas drive-in. Nexo, 29 de mai. 2020. Disponível em https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/05/29/Como-a-pandemia-ressuscitou-os-cinemas-drive-in. Acesso: 23 de jun. 2020. 
 

Romanelli Amorim, Victória. OS CINEMAS DRIVE-IN: COMO SURGIRAM E QUAIS FUNCIONAM AINDA NO BRASIL. Fala Universidades, 16 de mai. 2020.  Disponível em https://falauniversidades.com.br/os-cinemas-drive-in-como-surgiram-e-quais-funcionam-ainda-no-brasil/. Acesso em: 23 de jun. 2020. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »