Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/08/2020 às 14h08min - Atualizada em 16/08/2020 às 14h08min

Lyon surpreende, derruba Manchester City e avança à semifinal da Liga dos Campeões

Franceses são letais na reta final e se aproveitam das chances desperdiçadas pelos Citizens; adversário na próxima fase será o Bayern de Munique

Felipe Sousa - labdicasjornalismo.com
Jogadores do Lyon comemoram gol da classificação contra o Manchester City (Foto: Miguel A. Lopes/Reuters)
Neste sábado (15), no Estádio José Alvalade, em Lisboa, o Lyon contou com a estrela e o faro de decisão do reserva Moussa Dembélé para eliminar o poderoso Manchester City e avançar às semifinais da Liga dos Campeões da Europa.

Surpreendidos pelo gol de Cornet no primeiro tempo, os ingleses usaram de seu volume de jogo característico e alcançaram o empate com Kevin De Bruyne. No entanto, Gabriel Jesus e Sterling, respectivamente, desperdiçaram chances incríveis. Curiosamente, o segundo e o terceiro gol do Lyon saíram na sequência dessas jogadas. Com o resultado, a equipe francesa iguala sua melhor campanha na competição. Na temporada 2009/10, o Lyon chegou à semifinal e caiu diante do Bayern de Munique, justamente o adversário da próxima quarta-feira (19). Essa também é a primeira vez na história da competição que dois times franceses disputarão a semifinal; o Paris Saint-Germain encara o RB Leipzig na outra chave.
 
O Manchester City de Pep Guardiola, mais uma vez, não conseguiu ultrapassar a barreira das quartas-de-final: esta é a terceira vez consecutiva que os Citizens param nesta fase.

PRIMEITO TEMPO

O Manchester City surpreendeu e entrou em campo com três zagueiros: Fernandinho, Laporte e Eric Garcia. Logo aos dois minutos, após receber ótima bola de João Cancelo, Sterling toca para Gabriel Jesus, mas Marçal surge para cortar. Aos nove, o próprio Marçal finaliza após rebote e Ederson, bem posicionado, defende. O City ficava mais com a bola (74%), mas a partida seguia equilibrada.

Aos 23 minutos, Marçal faz um belo lançamento para Ekambi no ataque; o camaronês toma a frente de Garcia, que trava a bola. Cornet aproveita o rebote e a saída de Ederson para finalizar de fora da área abrir o placar. O VAR chegou a analisar um possível impedimento de Ekambi no lance, mas o gol foi validado.

Em desvantagem, os Citizens tentam criar mais chances. Aos 27, De Bruyne obriga o goleiro Anthony Lopes a trabalhar em cobrança de falta. Logo depois, aos 30, Lopes salva o Lyon mais uma vez ao interceptar cruzamento de Cancelo e defender chute de Gündogan no rebote. Aos 38, Lopes defende outra falta cobrada por De Bruyne.

Aos 42, após passe de Gabriel Jesus, Sterling avança e corta Cornet; o inglês toca para trás na direção de Rodri, que finaliza mascado obrigando Lopes a efetuar a defesa em dois tempos. Aos 45, De Bruyne aciona Sterling com um lançamento de trivela; o inglês erra o domínio, consegue finalizar, mas é travado por Marcelo.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, o Manchester City seguiu na pressão pelo empate, enquanto o Lyon armou duas linhas defensivas e aguardava a chance de contra atacar. Os ingleses dominavam a partida, mas tinham dificuldades em finalizar. Aos 14 minutos, o primeiro lance perigoso, com Lopes efetua boa defesa após cobrança de falta de De Bruyne. Marçal respondeu para o Lyon com um chute de longe para fácil defesa de Ederson.

De Bruyne seguia perigoso na bola parada: aos 20 minutos, finalizou perto do ângulo em cobrança de falta. A insistência do belga foi premiada aos 23: Mahrez lança Sterling, que avança até a linha de fundo, corta Denayer e toca para trás. De Bruyne finaliza de chapa e empata a partida para o Manchester City.

Aos 31 minutos, Gabriel Jesus desperdiçou a chance de ampliar o placar: Sterling recebe em velocidade, controla a bola e faz bom levantamento para o brasileiro, que tentou finalizar de voleio e mandou a bola para fora. Na sequência do lance, Aouar rouba a bola de Laporte e aciona Dembélé, que finaliza na saída de Ederson para marcar. O VAR analisou uma possível falta sobre Laporte e a posição de Dembélé, mas não viu irregularidades em qualquer uma das situações e validou o gol.

Aos 40 minutos, o Manchester City teve uma excelente chance para empatar: Gabriel Jesus avança dentro da área, faz ótima jogada e cruza rasteiro para Sterling, que na pequena área e sem goleiro isola em lance inacreditável. O castigo veio na sequência após tiro de meta cobrado por Lopes. A bola sobra para Aouar, que finaliza dentro da área; Ederson dá o rebote e Dembélé empurra para o gol, dando números finais à partida.

PRÓXIMOS CONFRONTOS

A eliminação da Liga dos Campeões marca um fim de temporada melancólico para o Manchester City, que esperava conquistar seu maior título após o vice campeonato inglês. Terá que se contentar apenas com a conquista da Copa da Liga Inglesa. Já o Lyon joga a semifinal na próxima quarta-feira (19), às 16h (de Brasília) contra o Bayern de Munique no Estádio José Alvalade.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »