Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/08/2020 às 02h09min - Atualizada em 21/08/2020 às 02h06min

Após 137 anos, Coco Chanel continua sendo uma fashionista atemporal

Apesar do tempo, a estilista continua sendo reconhecida pelas suas influências

Larissa Varjão - Editado por Larissa Barros
Reprodução

Conhecida por ser uma mulher além do seu tempo, Gabrielle Bonheur Chanel foi uma fashionista francesa que deixou sua marca registrada no mundo da moda. Na última quarta-feira (19), foi comemorado os 137 anos de Coco Chanel, e apesar o tempo de história ela continua sendo reconhecida por seu trabalho.

 

Gabrielle cresceu em um orfanato no qual costumava a usar o famoso “pretinho básico”, que mais para frente seria uma de suas grande contribuições para a moda. Além disso, nesse mesmo ela também aprendeu a costurar. 

 

Segundo a jornalista Lilian Pacce, Chanel saiu deixou o orfanato aos 18 anos, e alguns anos depois, ela começou a cantar em um café que costumava ser frequentado por homens de classe alta. 

 

Ao decidir usar os seus aprendizados de corte e costura ela começou então a fazer chapéus, e após conseguir um investidor ela realizou o desejo de abrir sua primeira loja na França, onde depois também teria um ateliê e venderia roupas.  Dessa forma surgiu o apelido “Coco”, usado por seus clientes. Desde então, ela ficou conhecida como Coco Chanel. 

 

De acordo com o site da revista  site L’Officiel, um dos marcos da carreira da estilista foi o lançamento do perfume, N°5 Chanel, seu número da sorte. Com isso, ela se tornou a primeira estilista a lançar uma fragrância com seu nome. Atualmente, a  fragrância e o nome do perfume é um sucesso e continuam clássicos. 

 

Uma das assinaturas do estilo da Chanel foi o blazer de tweed. O tecido era usado exclusivamente por homens, no entanto, ela conseguiu inseri-lo no mundo feminino. Assim como o famoso vestido preto, livre de detalhes e adornos, sendo eternizado pela atriz Audrey Hepburn, no filme “Bonequinha de Luxo”. Além disso, outra marca importante que vale destacar é a presença da flor preferida da estilista, a Camélia. Por conta disso, ela está presente em vários produtos da grife francesa.

Por trás de toda genialidade, estilo e sucesso, Coco também trazia um lado negro e, se envolveu algumas polêmicas ao longo da sua carreira. Entre elas está o relacionamento com um oficial alemão nazista, na época da Segunda Guerra Mundial. Quando ela precisou sair de cena, se exilando na Suíça, chegou a ser considerada colaboradora do regime nazista e antisemita. 


Além dessas contribuições para a indústria da moda, existem outras como, o corte de cabelo chanel, e o uso de calçasApesar de existirem diversas histórias sobre a sua vida, Gabrielle ainda é vista como uma mulher além do seu tempo e, por conta das suas contribuições, ela sempre será lembrada pelo mundo da moda.



Sugestão de livro: Dormindo com o Inimigo – a guerra secreta de Coco Chanel, do jornalista Hal Vaughan.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »