Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
31/08/2020 às 18h46min - Atualizada em 31/08/2020 às 18h46min

Messi não se apresenta no Barcelona e indica sua saída do clube

Astro argentino tenta deixar o clube catalão de forma amigável, mas Barça quer que ele pague a multa

Claudio de Salles Jr
Messi nos bons tempos de Barcelona. Foto: Alberto Estévez/EFE
Como se esperava, Messi não se apresentou ao Barcelona para o inicio da nova temporada com o novo comandante do clube, o holandês Ronald Koeman. Ele também não compareceu nos testes do novo coronavírus que a equipe espanhola realizou no ultimo domingo. Isso indica que o jogador deseja  sair da Catalunha e migrar para novos desafios.

A intenção de Messi é deixar o clube de forma unilateral sem o pagamento da multa rescisória de 700 milhões de euros (R$ 4,5 bilhões). Pedido foi apresentado  em um burofax enviado para o clube no ultimo dia 25. Neste documento, Messi se pega a clausula que existe em seu contrato que o autoriza a sair do clube em até dez dias após o fim da temporada de forma gratuita. No caso especifico desta temporada, o fim dela se deu somente no dia 23 de agosto (final da Champions) por conta da pandemia do novo coronavírus que atrasou todo o calendário mundial. 

O Barcelona discorda e pode levar a questão para o tribunal. O clube defende que essa clausula do contrato já venceu, se baseando no fim da temporada pelo calendário oficial (31 de maio). Esse fator realmente promete uma briga ferrenha na justiça do esporte já que o novo coronavírus pegou todo o planeta de surpresa e muitas adaptações e o calendário de todas as modalidades esportivas precisarão ser adaptados.

A federação espanhola de futebol e a La Liga, empresa que administra o campeonato espanhol, já declarou seu apoio ao clube culé e afirmou que só dará o certificado de transferência para o argentino caso a multa seja paga. De acordo com o jornal catalão “Sport”, o Barça já estuda como acionar juridicamente o craque na justiça caso ele se desligue do clube sem o pagamento da multa rescisória e pelas recentes faltas a treinamentos e compromissos no clube alegando falta de ética e profissionalismo. O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, pretende ter uma conversa franca com o  pai e empresário do argentino, Jorge Messi, antes de fechar o destino do maior craque da história do  Barcelona.

De acordo com vários veículos da imprensa inglês e mundial, o desejo de Messi é se transferir para o Manchester City. O time do treinador e ex-comandante do argentino Pep Guardiola, inclusive, já teria um contrato pronto na mesa. A intenção do grupo City seria pagar ao craque cerca de 100 milhões de euros anuais (R$ 642 milhões) por um contrato de cinco anos onde três anos se cumpriariam na Premier League e os outros dois seriam disputados na MLS  pelo New York City, filial do clube inglês nos EUA.

Outro ponto importante de se destacar é o fato de que para essa proposta ocorrer, Messi teria que sair sem custos do Barcelona. Como se faz quase impossível a ideia de deixar o clube a zero custo o argentino se apoia em certos pontos do contrato para se respaldar para a batalha judicial que se aproxima.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »