Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/05/2019 às 05h38min - Atualizada em 02/05/2019 às 05h38min

Armário minimalista: muito mais que tendência, um estilo de vida

Por Haylane Santos - Editado por Larissa Barros
Foto: reprodução/ week shoes.

Muito antes de ser considerado tendência o minimalismo é conceituado como um estilo de vida. Denominado como um conjunto de movimentos artísticos, culturais e científicos, o minimalismo surgiu no século XX, em decorrência da utilização de poucas composições para se expressar.

 

Na moda, o precursor foi o estilista espanhol Cristóbal Balenciaga, na década de 50. Uma das características desse conceito é o uso de peças chaves para compor o look.

 

Usando como lema a frase “menos é mais”, o princípio básico do estilo minimalista não interfere na criação de looks mais sofisticados, até porque esse movimento se opõe a demanda da moda através das coleções, do desuso, e da extravagância.

 

Valorizando principalmente a qualidade do produto, da moda atemporal, da diminuição do consumo, e alinhado com a moda slow fashion que preza pelo uso de forma consciente.

 

Armário minimalista
 

Roupas

 

O que geralmente não pode faltar no armário minimalista são peças lisas, de cores como o preto, branco, azul, cinza, marrom, bege. Além de peças estampadas, xadrez, poá, listras, padronagens que são atemporais e volta e meia elas retornam às passarelas.

Foto/reprodução: Pinterest
 

O xadrez tartan é uma boa opção, e é uma das tendências do inverno de 2019. Quem tem ele guardadinho do inverno passado, pode colocar na primeira fileira do armário porque, além de ser uma peça coringa nos looks de inverno, ele nunca sai de moda.

 

Para compor um look seguindo essa tendência, as calças jeans são imprescindíveis, principalmente os modelos mais clássicos – não limitando a tendência como o mom jeans, o qual promete permanecer por um bom tempo.

 

Peças de alfaiataria como calças e blazer, que são essenciais para montar composições mais sofisticadas. Assim como roupas com cortes mais retos e geométricos dão o toque de elegância nos tecidos mais leves e simples.

 

Foto/reprodução: Pinterest

 

Acessórios

 

Nem só do básico vive o adepto do minimalismo, acessórios grandes também tem destaque, onde o foco é voltado para a elaboração e o mix da composição. Brincos, colares e anéis (inclusive é liberado o uso de vários anéis) com formas geométricas, materiais leves, braceletes e claro relógios.

 

O que torna a elaboração enxuta e mais harmoniosa, é saber complementar a produção sem exagero – não ousando de muita informação.

 

Foto/reprodução: Pinterest

 
Foto/reprodução: Pinterest

 

        Foto/reprodução: Pinterest

 

Sapatos

 

Quem gosta do estilo mais casual e opta pelo tênis no dia a dia, com certeza precisa ter um tênis branco no seu armário. Além de combinar com muitas peças, sejam elas estampadas, vestidos, saias, shorts, e até o estilo menos casual - com peças mais elaboradas. Ele sempre está nos pés das fashionistas, ou seja, ele pode ser usado em qualquer época do ano, e ser utilizado por bastante tempo já que dificilmente ele cai em desuso.

 

Um dos queridinhos dos adeptos do minimalismo é o mocassim, confortável e atemporal ele é uma ótima opção para ir ao trabalho.

 

Foto/reprodução: Pinterest

 

Nos sapatos o foco é no conforto, por isso é importante conciliar a sua preferência independente da tendência, bem como saber sobre a durabilidade que o produto vai ter e adaptar então ao seu estilo.

 

Haylane Santos/Redatora

Intagram: @focanajornalista


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »