Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/11/2020 às 15h10min - Atualizada em 12/11/2020 às 15h08min

Conheça os candidatos ligados ao esporte nas eleições de 2020

Há membros do esporte, candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, em todas as regiões do país

Lucas de Almeida Andrade - editado por Thamyres Pontes
Alexandre Kalil ex-presidente do Atlético e atual prefeito de Belo Horizonte busca a reeleição. Foto: Douglas Magno / O Tempo / Folhapress
As eleições municipais acontecerão no próximo domingo (15), quando os brasileiros irão às urnas para escolherem os seus representantes a prefeitos e vereadores.  O que não faltam são candidatos a cargos públicos que tem sua história ou profissão relacionadas ao esporte. Atletas, dirigentes esportivos e para-atletas estão na disputa.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 326 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador declararam como ocupação principal as atividades de atleta profissional e técnico de desportos. Entretanto, nem todos os concorrentes relacionados ao esporte se identificam como tal. Outros desta listagem são atletas amadores ou até mesmo professores de academias ou de escolas espalhadas por todo Brasil.

Dentre as capitais do país, o Rio de Janeiro é a que possui o maior número de candidatos a prefeitos relacionados ao esporte. O ex-presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Melo, é concorrente pela REDE. Já Fred Luz, que foi parceiro de Melo na diretoria do rubro-negro, sairá candidato pelo NOVO. Fecha a lista na capital fluminense o atual deputado do PSL, Luiz Lima, que foi atleta de natação, tendo participado de mundiais da modalidade, além de duas Olimpíadas, em 1996 e 2000.

Outro atleta olímpico que concorre a prefeito é João Derly, do Republicanos, que aspira a vaga em Porto Alegre. Ele foi judoca, medalhista de ouro nos mundiais de 2005 e 2007 e competiu nas Olímpiadas de Pequim em 2008. Alexandre Kalil, ex-presidente do Atlético Mineiro, busca a reeleição como prefeito de Belo Horizonte pelo PSD.

Fecha a lista de candidatos a prefeitos relacionados ao esporte em capitais, Fernando Pinto, do NOVO, que concorre à prefeitura de Natal. Fernando é atleta de remo, tendo competido por clubes tradicionais como Sport, Náutico e Corinthians. Em 2018, foi vice-campeão mundial da modalidade na categoria Master.

Em relação aos candidatos a vereadores com ligações no esporte, o número de personagens aumenta. Na capital paulista, os medalhistas olímpicos Diego Hypólito e Maurrem Maggi tentam uma vaga pelo DEM. Os ídolos do Corinthians, Marcelinho Carioca (PSL) e Dinei (Republicanos) e o ícone do Palmeiras, Ademir da Guia (MDB), também esperam alçar uma vaga na câmara municipal de São Paulo.

Ainda no estado de São Paulo, destaca-se entre os concorrentes a vereadores de Piraju, Charles Correia (PV), atleta da seleção brasileira de canoagem slalom, que competiu nas Olímpiadas de 2016. Já a jogadora de vôlei Tifanny concorrerá à câmara dos vereadores de Bauru pelo MDB. Outro representante do vôlei a tentar uma vaga como vereador é o campeão olímpico Rodrigão, que tentará se eleger pelo PSDB, no munícipio de Praia Grande.

Belo Horizonte também tem um medalhista olímpico do vôlei como candidato a vereador, o ex-líbero da seleção, Serginho “Escadinha”, tentará a vaga pelo PV.  Ainda n
a capital mineira, os ex-jogadores de futebol Sergio Araújo e Nonato, pelo Avante, além de Somália, pelo PP, igualmente encontram-se na disputa.

Em Salvador, Acelino Popó Freitas (Pros), campeão mundial de boxe, compõe a chapa de Celsincho Cotrim, como vice-prefeito. Concorrem a vereador na capital baiana o ex boxeador, Reginaldo Hollyfield (DEM), e o ex-jogador do Bahia, Lima Sergipano (PT). Jacozinho (MDB) e Kuki (PSB), jogadores históricos de CSA e Naútico, concorrem para vereadores em Maceió e Recife, respectivamente. Já em Belém do Pará, o goleiro do Remo, Vinícius (Republicanos) e Julião Neto (PC do B), do boxe olímpico, buscam uma vaga de vereador.

Ainda, como representante do esporte paraolímpico, Iranildo Conceição, medalhista de bronze na Rio-2016 no tênis de mesa, concorre a vereador no município de Silvânia- GO pelo DEM.  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »