Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/02/2021 às 19h01min - Atualizada em 26/02/2021 às 18h54min

Cromoterapia: Conheça os efeitos terapêuticos desse método na Moda

A terapia utilizando cores pode ser utilizado na moda para buscar equilíbrio emocional através das roupas e acessórios

Ana Luiza Sousa Peixoto - Editado por Larissa Barros
Divulgação

Ao longo dos anos, além das práticas convencionais da medicina, os tratamentos complementares cresceram cada vez mais com o objetivo de auxiliar os tratamentos físicos. A cromoterapia é um deles. Conhecida como terapia das cores, este método consiste na utilização de ondas de cores como recurso terapêutico, permitindo um equilíbrio entre corpo e mente.

Ela pode ser aplicada em diversas áreas, como na medicina, em pacientes com problemas psiquiátricos, febre, insônia, hipertensão e até diabetes. Reconhecida desde 1976 como terapia complementar pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a cromoterapia deve ter autorização médica e é disponibilizada por clínicas, hospitais e também pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em algumas cidades, sendo recomendada a aplicação por profissionais e terapeutas habilitados nesta área.

  

Moda

Além da área médica, o setor da moda também permite a utilização deste método por meio da coloração das roupas e acessórios, sendo que cada cor representa uma função terapêutica diferente. A terapeuta integrativa e consultora de estilo holística, Lili Garcia, relata que não acredita na coloração pessoal, pois a cliente fica muito presa em uma cartela de cores. Como ela sempre estudou paralelamente as terapias integrativas junto com a moda, resolveu trazer a cromoterapia diante de tanto clientes que ela via que não era apenas vestir uma roupa, tinha que tratar a alma para depois vestir o look.
 

"A partir do momento que eu vou atender uma pessoa e percebo que ela está precisando tratar alguma parte do corpo dela, porque não é só o fisíco, é o mental também, eu uso as cores como esse processo holístico e terapêutico, quando eu vou vesti-la, então já alinho a moda com as terapias integrativas". Além disso, ela conta que para vestir suas clientes, ela utiliza o sagrado feminino, no qual você descobre a energia da pessoa, sendo 7 estilos e 7 deusas "Essas deusas estão ligadas aos 7 chakras e as suas cores", afirmou.

Durante a pandemia da covid-19, a maioria das pessoas, por conta do risco de contaminação pelo vírus, tiveram aque se adaptar ao novo estilo de trabalhos e estudos dentro de casa, o famoso home-office. Portanto, roupas confortáveis eram a opção mais viável para a situação, como o uso de pijamas, moletons, leggins, tops de academia e sutiãs sem bojo. Em relação as cores, Lili acredita que todas elas foram utilizadas justamente pelo fato de procurar um certo equilíbrio em todas as áreas da vida. 

 

"A cor vermelha, se a pessoa é agressiva, não pode utilizar muito, pois intensifica o sentimento, mas é maravilhosa pra ser usada e nos fortalece. A cor laranja, é indicada para trazer o amor próprio para nos deixar com poder. Então eu indiquei essas cores para minhas clientes. Indiquei muito a cor verde também, ligada à saúde, da cura interior, da esperança. A cor azul também, que auxilia para trazer calma e direcionamento. O índigo, ligado a intuição, ajudando a abrir nossa visão, deixando mais relaxado para superar desafios do nosso dia a dia, uma cor que limpa todos nossos medos. E a cor violeta, ligado ao chakra da espiritualidade, deixa a gente mais calmo, purifica qualquer desequilíbrio emocional", explica a terapeuta

Os tratamentos complementares, assim como o Reiki, aplicado para a canalização das energias nos sete chakras, e a cromoterapia servem para contribuir de maneira eficiente em problemas tanto físicos quanto mentais. No entanto, é necessário lembrar que eles não substituem o tratamento convencional, que, por isso, não devem ser abandonados.

Na moda, é possível ter um fácil acesso à esta terapia utilizando as cores ao seu favor em seus trajes, acessórios e calçados, ficando atento aos seus significados para aplicá-las onde e quando quiser. Outra opção para quem procura seu estilo de maneira integral e profissional, as consultorias de estilo podem ser um bom caminho, já que elas trabalham todo o entedimento físico e mental dos clientes, proporcionando uma consultagem completa. E aí? Vamos utilizar a cromoterapia ao nosso favor?

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »