Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/07/2021 às 02h57min - Atualizada em 23/07/2021 às 02h40min

Pesquisa indica que vacina contra a gripe pode reduzir sintomas de Covid-19

O estudo apontou que houve redução significativa de sintomas como acidente vascular cerebral, trombose venosa profunda e infecções generalizadas

Carlos Germano - Editado por Manoel Paulo
A Gazeta, Exame, IstoÉ Dinheiro, Veja e Uol
Pesquisadores da University of Miami Miller School of Medicine, nos Estados Unidos da America (EUA), realizaram um estudo que apontou que pessoas vacinadas contra a gripe podem estar parcialmente protegidas contra alguns sintomas graves do novo coronavírus. Ao todo, a pesquisa analisou dois grupos de 37.377 indivíduos.

Os resultados do estudo foram apresentados em uma reunião online da Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas. Segundo a pesquisa, pacientes com Covid-19 que não foram vacinados contra a gripe apresentaram risco até 58% maior de terem um derrame e até 45% maior de sofrer infecções graves. Eles também eram mais propensos a serem internados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Além disso, quem recebeu a vacina contra a gripe teve redução significativa de sintomas como acidente vascular cerebral, trombose venosa profunda e infecções generalizadas. Embora relacionada com a redução de sintomas graves da doença, o imunizante não diminuiu o número de mortes por Covid.

“A vacinação contra a influenza pode beneficiar aqueles indivíduos que estão hesitantes em receber a vacina contra o novo coronavírus. Apesar disso, ela nunca vai poder substituir o imunizante contra a Covid-19”, afirmou a pesquisadora assistente Susan Taghioff em comunicado divulgado à imprensa.

Especialistas acreditam que a imunização da gripe estimula o sistema imunológico e, de certa forma, o prepara melhor para combater o coronavírus. Outra possibilidade é a de que pessoas que têm acesso à vacina da gripe tenham melhores índices de saúde no geral.

Neste mês de julho, o Ministério da Saúde do Brasil ampliou a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população acima dos seis meses de idade. As secretarias estaduais e municipais de saúde estão responsáveis pela imunização nas cidades.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »