Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/08/2021 às 13h55min - Atualizada em 14/08/2021 às 11h14min

A Pandemia Covid 19 modifica a análise de Recrutadores para Emprego

Comportamento do Candidato e aderência à cultura organizacional são fatores importantes

Rafaela Moreira - Editado por Ynara Mattos
Estudo Match Perfeito da Robert Half em parceria o Centro de Liderança Fundação Dom Cabral, Justiça do Trabalho, E Doutor em Administração Márcio Cerveira.
Grupo Seres
Com as dificuldades ocasionadas pela pandemia Covid-19 no mercado de trabalho, os profissionais precisam estar cada vez mais atentos quanto às necessidades das empresas nas seleções de emprego. O estudo "Match Perfeito. É o estudo que  busca profissionais e recrutadores" da Robert Half, em parceria com o Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral. Robert Half é a primeira empresa de recrutamento especializado a oferecer profissionais qualificados para todas as áreas. Sempre em busca dos melhores talentos e soluções para que as empresas e candidatos possam atingir seus objetivos. O compromisso  da  Half, é promover as melhores soluções em recrutamento especializado. O estudo mostra o que é mais relevante na análise dos recrutadores para a escolha do candidato e o que mais chama a atenção dos profissionais ao avaliar uma proposta de emprego. 

A aderência com a cultura organizacional é um fator que vem ganhando bastante importância (62%), ficando abaixo apenas da experiência prévia do candidato com (88%), em seguida vem a formação acadêmica com (36%), após ser indicado por pessoas relevantes no mercado (31%), expectativa salarial e seu enquadramento com as tabelas da empresa (26%). Candidatos que estejam trabalhando em outras empresas do mesmo setor (19%), disponibilidade geográfica (11%), disponibilidade para início de contrato (5%) e outros (5%).

 

Segundo o Doutor em Administração Márcio Cerveira, a experiência profissional é um atrativo no currículo do candidato, mas não é o essencial. É válida, mas não é preponderante. É tudo um processo, e grande parte dos recrutadores observam o comportamento do candidato. Quanto à cultura organizacional, isso é importante. Todo candidato precisa conhecer os valores da empresa, no que ela acredita, sua cultura, ver se bate com os valores dele para a manutenção da estadia na empresa. Vale ressaltar que o clima organizacional também faz todo sentido na ascensão do condidato na empresa, ele precisa ver se há possibilidade de crescimento, se tem plano de carreira, é bom observar tudo isso, não só mandar currículo, mas ter propósito, explica. A formação acadêmica também é um ponto que é preciso ser considerado. Não posso comprar um peixe e querer que ele voe. Preciso ter um profissional com competência, habilidade, formação adequada, bom currículo e muito conhecimento para colaborar com a empresa. O processo de construção e manutenção de carreira é uma soma de fatores, e o mercado está cada vez mais exigente, as empresas estão se reinventando principalmente pós pandemia.

Apesar de a remuneração ser apontada como um fator relevante pelas empresas. Muitas mudam o seu perfil de contratação e estão buscando profissionais de gerações diferentes, como a geração X, quem engloba os nascidos entre meados das décadas de 1960 e início da década de 1980, isso porque esses profissionais têm maior intenção de fazer carreira na empresa . Os jovens da geração Y e da Z são muito volúveis, mudam de empresa muito rápido, não ficam muito tempo em um lugar. As empresas querem, nesse processo, contratar profissionais com mais idade. Para os maiores de 46 anos, a experiência ganha destaque. Seguido por desafio proposto e adequação à cultura da empresa. Nas faixas etárias entre 25 e 35 anos e 36 e 45 anos, os destaques são a aderência com o desafio proposto, adequação à cultura da empresa e aderência do cargo com experiência prévia.  

O Doutor em administração Márcio também destaca a importância do generalismo para quem busca vagas no mercado de trabalho. É importante que os profissionais busquem atuar na sua profissão e área de formação, mas nesse processo de mudança mercadológica o profissional generalista toma um papel fundamental durante esse impacto da pandemia. A pessoa que consegue agregar o máximo de conhecimento vai sempre ter um lugar no mercado de trabalho, finaliza. 

As relações de trabalho tem sido adaptadas conforme a evolução dos meios tecnológicos. O isolamento social durante a pandemia Covid 19, por exemplo, resultou em mudanças bruscas nessas relações, com o uso de aplicativos, sites e programas de comunicação em geral. Até o momento da demissão, o comunicado pode ser feito por meio virtual, desde que os termos usados para a comunicação seja usado de maneira adequada, para não causar danos morais para ambas as partes. É preciso também ter a confirmação da mensagem para que a demissão seja considerada válida. Mesmo sendo uma prática considerada impessoal, encerrar um contrato de trabalho por aplicativo de mensagens tem sido aceito pela Justiça do Trabalho. Várias decisões vêm sendo favoráveis aos empregadores, após funcionários questionarem a forma de desligamento. Os Juízes alegam que o aplicativo é uma ferramenta de comunicação como qualquer outra, que acabou se popularizando principalmente na pandemia.

Ainda segundo pesquisas, as prioridades dos recrutadores podem variar conforme o porte da empresa, quanto maior o tamanho, mais relevância se dá a cultura organizacional. Por outro lado, a indicação do candidato por pessoas do mercado é mais valorizadas pelas micro e pequenas empresas. Há também diferença em relação aos segmentos do mercado. Apesar de a experiência prévia do candidato ser o principal fator para todos os setores, no varejo, esse item ainda é mais valorizado. Já a indústria é o segmento que mais dá importância à cultura organizacional, enquanto o agronegócio é o setor que vê mais importância na indicação profissional. O varejo é o que da mais peso na formação acadêmica.

Ao dividir o grupo em profissionais que estão empregados e os que estão desempregados, há diferenças entre as prioridades de cada um. Para quem está ativo no mercado de trabalho à proposta de remuneração é mais valorizada pelos recrutadores. Já quem busca recolocação ao cargo a experiência prévia ganha maior destaque. É importante no processo de construção da busca da vaga. O candidato conhecer a empresa, saber o que ela pode ofertar a ele como profissional, pesquisar os cargos, as faixas salariais, a remuneração vem atrelada a qualificação profissional. Saber onde ele se enquadra na inserção, antes de tentar a vaga, é de fundamental importância. As prioridades dos recrutadores variam de acordo com a empresa. O candidato precisa avaliar onde ele se enquadra no processo de entrada no mercado de trabalho. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »