Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/03/2023 às 23h12min - Atualizada em 02/03/2023 às 23h12min

Defensivo, Barcelona bate o Real no Bernabéu

Barça joga sem referências de ataque, opta por um jogo mais defensivo e consegue vantagem em jogo que vale vaga na final da Copa do Rei

Paulo Octavio - labdicasjornalismo.com
Barça celebra gol contra de Militão e vantagem no mata-mata. Foto: Reuters
Dois meses depois de vencer o Real Madrid pela Supercopa da Espanha, o Barcelona bateu o rival de novo, dessa vez pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Rei, no Santiago Bernabéu. O triunfo por 1 a 0, com gol contra de Militão, dá vantagem para a equipe catalã para o jogo de volta, no Camp Nou, que será em abril. Desfalcado de dois dos principais jogadores de ataque, Lewa e Pedri, o Barça optou por uma estratégia defensiva e na busca de contra-ataques rápidos. Algo fora de sua característica habitual e que incomoda o torcedor, mas que deu certo. Agora, as duas equipes terão dois jogos decisivos em um intervalo de 15 dias: no dia 19 de março, o confronto pela 26ª rodada do Campeonato Espanhol e vale a liderança do torneio. E no dia 05 de abril, a partida que garante vaga na final da Copa. 

 1º TEMPO 

O primeiro lance de perigo deu indício de uma superioridade dos mandantes. Logo no primeiro minuto, Modric foi lançado pela direita, invadiu a área e bateu sem ângulo para fora. Os Merengues tiveram mais posse de bola e conseguiram envolver o rival. Aos 11, Vinícius Junior serviu Benzema, que fez o gol impedido. Sem referência no ataque, o Barcelona parecia perdido e tentava conter os avanços que partiam pelas pontas dos dois lados do campo. Só que o Madrid começou a ficar nervoso. Vini se incomodou com algumas divididas na área e levou a amarelo após derrubar De Jong na intermediaria. E o Barcelona foi fatal em uma falha defensiva do adversário. 

Camavinga deu passe errado, Kessié recuperou, foi para grande área e bateu para defesa de Courtois. Na sobra, a bola tocou no pé do Militão e morreu no fundo da rede.  O tento foi confirmado com auxílio do VAR, que deu condição legal do atacante. Foi um balde de água fria para os mandantes, que foram bem-marcados e passaram a abusar dos cruzamentos na área. 

2º TEMPO 

O cenário do primeiro tempo após o gol do Barcelona se repetiu, e o Real continuou cruzando bola na área sem sucesso. Vini Junior, que dava velocidade, foi anulado por Ronald Araújo, assim como todas as referências de ataque do Madrid. E houve polêmicas de arbitragem. Merengues pediram pênalti em Vini e um toque de braço do Ferran, mas árbitro não deu e nem foi consultar o VAR para ver as duas situações. Já o Barça conseguiu bons contra-ataques. Aos 22, Raphinha exagerou na força no cruzamento. E aos 26, Kessié parou no Courtois.  

Partida desagradou ao Real, que sai em desvantagem e até mesmo o torcedor do Barcelona, que não gosta desse jogo mais defensivo. Na disputa por estratégia, deu certo a dos catalães, embora essa tática não deva ser repetida no jogo de volta, quando Lewa deve voltar a equipe. 

PRÓXIMOS CONFRONTOS 

Times voltam as suas atenções para a 24ª rodada do Campeonato Espanhol. Barcelona pega o Valencia, no domingo (5), no Camp Nou, às 12h15 (de Brasília). Já o Real visita o Bétis, no mesmo dia, às 17h (de Brasília).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »