Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/03/2023 às 20h03min - Atualizada em 20/03/2023 às 19h58min

Sergio Pérez vence em Jeddah, mas Max Verstappen segue líder do campeonato

Mexicano lidera durante quase toda a prova e vence pela quinta vez na categoria

Luan Paiva - labdicasjornalismo.com
Sergio Pérez conquistou sua quinta vitória na Fórmula 1. Ben Stansall/AFP
O Grande Prêmio da Arábia Saudita, realizado neste domingo, 19, mostrou que a Red Bull deve dominar o campeonato da Fórmula 1 mais uma vez. Largando na pole position, Sergio Pérez liderou a prova desde o início e venceu sem muitas dificuldades, com Max Verstappen, seu companheiro de equipe, em segundo lugar. Foi a segunda dobradinha da Red Bull em duas corridas. Sergio Pérez conquistou ainda sua quinta vitória na principal categoria do automobilismo mundial. Checo não vencia desde o GP de Singapura do ano passado.

O pódio foi completado por Fernando Alonso, da Aston Martin, mas depois de muita confusão. O espanhol fez mais uma corrida muito sólida e  encerrou o GP em terceiro lugar, mas uma punição ainda na largada deveria ter sido paga no único pit stop de Alonso. No entanto, um erro de um dos mecânicos, que não poderiam tocar no carro 14 por cinco segundos, duplicou a punição de Fernando, que subiu ao pódio, recebeu o troféu de terceiro lugar, mas acabou sabendo da punição que daria o terceiro lugar a George Russell, da Mercedes logo após a comemoração.

Em uma nova reviravolta, já na madrugada saudita, a decisão foi revertida e Alonso manteve o seu 100º pódio da carreira, com Russell em quarto lugar. Lewis Hamilton (Mercedes), Carlos Sainz (Ferrari), Charles Leclerc (Ferrari), Esteban Ocon (Alpine), Pierre Gasly (Alpine) e Kevin Magnussen (Haas) completaram o Top 10 e conquistaram pontos importantes para o campeonato.

Com quatro equipes diferentes no topo do grid, a corrida em Jeddah teve emoção apenas na largada. Largando em segundo, Fernando Alonso  pulou à frente de Sergio Pérez na primeira curva. O mexicano seguiu atrás por pouco tempo e, numa manobra arrojada, recuperou a liderança na quarta volta pra não perdê-la mais. Verstappen, que teve problemas no treino classificatório de sábado, saiu da 15ª posição e escalou o pelotão, ao aproveitar ainda o safety car causado por Lance Stroll, na 18ª volta. O canadense da Aston Martin teve problemas no carro e abandonou.

Quem perdeu tempo com o safety car foi a Ferrari. Leclerc e Sainz pararam para a troca obrigatória de pneus poucas voltas antes do abandono de Stroll. Os dois esperavam recuperar as posições com a paradas naturais dos carros da frente, mas com o safety car, as paradas custam quase metade do tempo normal. Os cinco carros da frente conseguiram ir aos boxes, voltar à pista e se manter à frente dos dois carros da Scuderia italiana. Sem muito ritmo, as duas Ferraris não conseguiram reagir e fizeram uma corrida bem discreta.

O pico de emoção na corrida foi a briga pelo décimo lugar entre a Haas de Kevin Magnussen e a Alpha Tauri de Yuki Tsunoda. O dinamarquês superou o japonês faltando apenas cinco voltas para o fim da prova e conseguiu seu primeiro ponto em 2023. No fundo do grid, a McLaren sofreu. Com Oscar Piastri e Lando Norris, em 15º e 17º, respectivamente. Além de Lance Stroll, Alexander Albon, da Williams, foi o outro que abandonou a corrida na Arábia Saudita. O anglo-tailandês teve um problema nos freios e precisou levar o carro aos boxes na 27ª volta.

O líder do campeonato segue sendo o holandês Max Verstappen. Com os 18 pontos do segundo lugar em Jeddah, mais o ponto da volta mais rápida da corrida, Max tem 44 pontos, seguido de perto por Sergio Pérez, que foi aos 43. Fernando Alonso segue em terceiro no campeonato com 30 pontos. Sainz (20), Hamilton (20), Russell (18), Stroll (8), Leclerc (6), Bottas (4) e Ocon (4) completam os dez melhores pilotos após duas corridas.

Na disputa das equipes, a Red Bull é líder isolada com 87 pontos, enquanto Mercedes e Aston Martin, com 38, dividem o segundo lugar. A Ferrari é apenas a quarta com 26 pontos, seguida por Alpine (8), Alfa Romeo (4), Haas (1) e Williams (1). Alpha Tauri e McLaren ainda não pontuaram em 2023.
 
A Fórmula 1 volta à ação no dia dois de abril, no Circuito de Albert Park, em Melbourne, na Austrália. Em 2022, Charles Leclerc venceu, com Sérgio Perez em segundo e George Russell em terceiro.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »