Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/05/2023 às 12h57min - Atualizada em 05/05/2023 às 12h57min

Com proteção de Maradona, Napoli conquista Scudetto após longo jejum

Time do sul da Itália fatura o ponto que faltava para o título e encerra tabu de 33 anos; festa em Nápoles teve euforia, ode ao craque argentino e morte de um torcedor

Paulo Octávio
Arte especial celebra título e passado do time italiano. Foto: Instagram/Officialsccnapoli
O Napoli conquistou um título para todas as gerações de torcedores. Para quem viu a era dourada de Maradona, Careca e Alemão, que conduziram o time para última conquista em 1990. E para quem não viu o craque argentino e só pode celebrar um título italiano após um jejum de 33 anos. E ele veio devagar. Depois da frustração do último domingo, quando perdeu a chance de conquistar a taça em casa, finalmente o Napoletano pôde soltar o grito. Isso após um empate suado  por 1 a 1 diante a Udinese no histórico 4 de maio de 2023.  Com gol de seu artilheiro Oshimen aos seis do segundo tempo. Antes, Lovric marcou um golaço que por minutos adiou a festa. Assim, o Napoli acumula 80 pontos e não pode mais ser superado pela Lazio, que tem e pode chegar aos 79. Esse foi o terceiro Scudetto dos napolitanos e teve um gosto todo especial.  

A ansiedade era tamanha que desde sábado passado as ruas da cidade e pontos turísticos, como a rua dos Pastores, estavam todos decorados com cores do time e desenhos de Maradona nas paredes. E  havia estatuas de todo o elenco do time e até do técnico Luciano Spalletti. O treinador disse que o título contou com a “proteção de Maradona”.  

E quando arbitro apitou o fim do jogo, o céu ganhou a cor dos fogos de artificio que pipocavam pelo ar, e o povo ganhou a cidade e pintou o município de azul com colorido das bandeiras.  

Nos vestiários,  o jovem Kvaratskhelia chorou bastante enrolado na bandeira da Geórgia, seu país de origem. Ele foi contratado por 10 milhões de euros. Era um desconhecido e virou uma peça fundamental para o título com 10 gols e 12 assistências. E todos os jogadores cantavam "somos nós, somos nós! Os campeões da Itália somos nós" 

Porém, os ultras da Udinese tentaram atrapalhar a festa. Por causa da rivalidade esportiva e política, alguns vândalos mascarados se infiltraram entre os torcedores que invadiram o campo para festejar. Muitos italianos rejeitam o povo do sul do país por xenofobia. Esses, que no Brasil seriam chamados de organizados, agrediram oitos napolitanos; um deles teve traumatismo craniano. Devido ao tumulto, muitos voltaram correndo para as arquibancadas e a polícia armou uma barreira de proteção.  

E um torcedor morreu e três ficaram feridos durante a festa em Nápoles. O rapaz que faleceu tinha 26 anos e foi atingida por um tiro enquanto celebrava na rua em circunstâncias não explicadas. 

 1º TEMPO 

 No começo, Udinese fez valer o mando de campo. Logo aos 12, no primeiro lance de perigo, o time da casa abriu placar com golaço de Lovric. O volante bateu colado de curva no canto alto do goleiro.  Napoli tentou reagir com Oshimen de cabeça, e o goleiro buscou. Visitantes abusaram do nervosismo e não conseguiram impor uma pressão frente ao adversário. Só conseguiu assustar quando  Elmas, cruzou para Oshimen , que qsubiu bem, mas errou alvo. Ansiedade era tanta que Anguissa tentou um cruzamento e quase caiu em cima do fotografo. Mas o fim dessa angústia estava perto. 

2º TEMPO 

Napoli voltou melhor e pressionou para buscar o gol do título. E ele saiu em uma jogada com muita disputa. Aos seis minutos, após escanteio, arma poderosa do campeão, Kvara tem chute interceptado e o rebote procurou o artilheiro do time, que não perdoou. Oshimen pegou a sobra, já dentro da área, e chutou no canto alto para felicidade do povo napolitano. Euforia foi tamanha que ele até tirou sua máscara, um amuleto, para ver com seus próprios olhos o delírio nas arquibancadas. 

Udinese ainda tentou atrapalhar a festa. O brasileiro  Rodrigo Becão chutou forte para fácil intervenção do goleiro Meret. E os Napoletanos até conseguiram vazar a zaga adversária pela segunda vez com Oshimen, só que arbitragem pegou falta de ataque de Elmas no lance anterior. Depois Zielinski recebeu de Elmas e bateu cruzado para fora. Nada que mudasse o enredo do jogo. Nos minutos finais, o Napoli controlou e esperou o tempo passar para voltar a sentir o gosto de um título e a felicidade da conquista. 

PRÓXIMOS CONFRONTOS  

Napoli volta a campo no próximo domingo (7) quando enfrenta a Fiorentina,  no estádio Diego Armando Maradona, às 13h (Brasília). Já a Udinese encara a Sampdoria, no Friuli, na segunda, às 13h30. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »