Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/09/2023 às 19h24min - Atualizada em 28/09/2023 às 18h54min

Pré-olímpico de vôlei masculino começa neste sábado

Brasil disputa uma das seis vagas disponíveis para as Olímpiadas; jogo de estreia é contra o Catar

Isabella Brasil - labdicasjornalismo.com
Seleção vai em busca de uma das seis vagas disponíveis. Foto: Toru Hanai/Getty Images
Neste sábado (30) começa a disputa do Pré-Olímpico de vôlei masculino, que dá seis vagas para as Olimpíadas de 2024, em Paris. O jogo de estreia do Brasil será contra o Catar, no Maracanãzinho, dia 30, às 10h. Na chave,  ainda estão Itália, Irã, Cuba, Ucrânia, Alemanha, República Tcheca e Catar. As duas melhores equipes se classificam de forma direta.  A seleção brasileira feminina nacional já confirmou sua participação – o torneio para elas foi no começo de setembro, no Japão

Apesar de, pela primeira vez, o Brasil ter perdido o Campeonato Sul-Americano de Vôlei Masculino, a equipe está focada. “O time sentiu a derrota, mas foi impressionante a postura ao virar a chave. Na volta aos treinos, na primeira semana, estava todo mundo muito ferido ainda. Mas hoje, o time está extremamente motivado”, declarou o técnico Renan Dal Zotto em entrevista ao O Globo

 Renan convocou 14 atletas para o torneio: Bruninho e Fernando Cachopa (levantadores); Adriano, Honorato, Lucarelli e Lukas Bergmann (ponteiros); Alan e Darlan (opostos); Flavio, Judson, Lucão e Otávio (centrais);  Maique e Thales (líberos).  

Felipe Roque e Yoandy Leal  serão desfalques depois de pedirem dispensa por problemas pessoais e lesão, respectivamente. 

Como torneio é de turno único e será disputado em oito dias – com um de folga – cada set importa e não haverá muito tempo para recuperação. 

Brasil joga em casa, e o preço dos ingressos varia entre R$20 a R$600. É possível fazer a compra no site da Eventim, no Maracanãzinho, e no Estádio Nilton Santos (Engenhão) quando não há jogos de futebol. 

Todos os jogos da seleção serão disputados no Rio de Janeiro, no Maracanãzinho. O SporTV 2 transmite todo o torneio, e a TV Globo vai passar ao vivo só a partida contra República Tcheca, e a última, contra a Itália. 

Brasil vai em busca do tetra olímpico. Das 15 edições que o vôlei masculino esteve presente, a seleção brasileira possui seis medalhas em Olimpíadas: três de ouro em Barcelona  (1992), Atenas (2004) e Rio de Janeiro (2016). Equipe conseguiu também  três pratas em Los Angeles (1984), Pequim (2008) e Londres (2012). 

Confira agenda de jogos do Brasil no Pré-Olímpico com horário de Brasília: 
 
30/9 – 10h – Brasil x Catar 
1/10 – 10h – Brasil x República Tcheca 
3/10 – 20h30 – Brasil x Alemanha 
4/10 – 20h30 – Brasil x Ucrânia 
6/10 – 10h – Brasil x Cuba 
7/10 – 10h – Brasil x Irã 
8/10 – 10h – Brasil x Itália 

REGULAMENTO DO PRÉ-OLÍMPICO 

O torneio vai dar as vagas diretas nas Olímpiadas para as duas primeiras equipes de cada um dos três grupos. As outras cinco vagas serão distribuídas conforme o ranking mundial das seleções. Os continentes que não tiverem seleções garantidas terão prioridade. 
 
Japão e China serão sede das outras duas chaves. Em cada uma delas terão oito seleções, que jogam entre si em turno único.  

A França, por ser país sede, já está garantida. 

OUTROS GRUPOS  
 
O grupo B realizará seus jogos no Japão. Este é formado por Japão, Sérvia, Estados Unidos, Eslovênia, Finlândia, Egito, Turquia e Tunísia. 
 
Já o grupo C jogará na China. Além da seleção anfitriã, fazem parte desta chave Polônia, Argentina, Holanda, Canadá, México, Bélgica e Bulgária

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »