Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/10/2023 às 20h12min - Atualizada em 07/10/2023 às 19h42min

True Crime: A ascensão do gênero cada vez mais presente na cultura pop

Mistério, suspense e aflição: A inserção do True Crime na cultura pop e suas influências do gênero

Elaine S. Lima - labdicasjornalismo.com
Nós humanos possuímos certo apreço por mistérios e suspenses, poderíamos dizer que nascemos com a tendência de estar sempre “investigando” algo e desconfiando do óbvio. É por nossa tendência investigativa que o True Crime vem sendo cada vez mais consumido e aclamado pelo público.

O True Crime, da tradução “crime real”, é um gênero de não-ficção muito famoso no universo cinematográfico e literário. Muitas das vezes é comparado com o “baseado em fatos reais”, a grande diferença entre o True Crime e obras como essas é que o gênero é a narração, detalhista e objetiva, sobre um crime real. A maioria das obras de True Crime, sejam elas livros ou documentários, possui uma linguagem jornalística, abordando as nuances do crime e da investigação.  

Apesar de parecer recente, evidências apontam que o True Crime surgiu em meados de 1550, quando folhetos contendo informações sobre crimes eram distribuídos pelas ruas da Grã-Bretanha, despertando assim, a curiosidade do público. 

Um dos grandes pioneiros do True Crime no Brasil foi o programa “Linha Direta”. Produzido pela TV Globo e lançado no ano de 1990, o programa tinha como fundo uma rede de investigações de casos sem solução. O “Linha Direta” não só tirou a noite de sono de muitas pessoas como também foi o responsável por denunciar e prender criminosos que estavam soltos.   

Além de programas televisivos, existem também os famosos podcasts. Muito semelhantes a programas de rádio, os podcasts de True Crime têm ganhado cada vez mais espaço no Brasil. Lançado em junho de 2022, o podcast “A mulher da casa abandonada”, publicado pela Folha de São Paulo e produzido e apresentado pelo jornalista Chico Felitti, foi sucesso de audiência. O podcast, dividido em sete episódios, desenvolve a trama de Margarida Bonetti, procurada pelo FBI, a mulher é acusada de manter uma funcionária em condições análogas à escravidao nos Estados Unidos. Outro grande sucesso é o podcast “Modus Operandi”, apresentado por Carol Moreira e Mabê Bonafé, ele possui mais de 50 episódios sobre diversos crimes que chocaram o mundo.  

Um tanto parecido com o Jornalismo Investigativo, o True Crime também possui um grande destaque no mercado literário. O livro-reportagem “A Sangue Frio”, escrito pelo jornalista e escritor Truman Capote, relata o assassinato brutal de uma familia na cidade de Holcomb, no interior de Kansas (EUA), é inclusive, um excelente exemplo do gênero. O livro constrói uma trajetória desde o início do crime até a execução dos assassinos.

No Brasil, existem editoras focadas, principalmente, no desenvolvimento de livros de True Crime, como a Darkside, por exemplo. A marca Crime Scene, desenvolvida pela editora, é a primeira do Brasil que tem como destaque o universo de crimes reais.  “Serial Killers: Anatomia do Mal” é um dos lançamentos mais famosos da editora, escrito por Harold Schechter - grande pesquisador do gênero True Crime -, o livro acompanha a trajetória dos principais criminosos em série dos Estados Unidos. 

Por que consumimos o True Crime?

Por mais que o True Crime aborde de maneira detalhista crimes hediondos que chocaram a sociedade, o gênero ainda é um dos mais populares. Muitos se questionam o porquê do nosso interesse pelo gênero e pelo consumo frequente dele no nosso cotidiano. 

Nosso apreço pelo True Crime pode soar estranho para muitas pessoas, mas é fácil compreender; a tendência curiosa e investigativa do ser humano é um dos principais motivos do consumo do gênero. Quando entramos em contato com o True Crime, ficamos instigados a conhecer e entender a mente de um criminoso e as motivações que o levaram a cometer tal crime. 

O sentimento de autopreservação, principalmente por parte do público feminino - que mais consome conteúdo true crime -, é um outro fator do consumo desse gênero que deve ser ressaltado, pois de alguma forma, nos sentimos seguros quando nos deparamos com casos hediondos que foram solucionados.

Afinal, consumir True Crime possui riscos?

Apesar de parecer um tanto inofensivo, o consumo exacerbado do True Crime pode apresentar grandes perigos para a sociedade. Especialistas nos alertam sobre o perigo de consumir esse conteúdo, já que muitas pessoas acabam tornando isso parte da sua realidade individual, podendo desenvolver transtornos de pânico e ansiedade, com medo de se tornarem a próxima vítima. Além de que, casos públicos podem se tornar um circo midiático, podendo atrapalhar as investigações de um caso criminal.

Vale ressaltar que assim como tudo na vida, o True Crime possui seus pontos negativos e positivos. É muito importante se conscientizar e consumir esse gênero de uma maneira humana e sensível, respeitando as vítimas e estabelecendo um limite para esse consumo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »