Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/07/2020 às 12h21min - Atualizada em 07/07/2020 às 12h11min

Apesar da pandemia, CBF confirma volta das principais competições nacionais

Entidade anunciou volta do Campeonato Brasileiro para o início de agosto

Dara Oliveira - Editado por Paulo Octávio
Rogério Cabloco, presidente da CBF/Foto - Lucas Figueiredo/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a abertura da temporada 2020 do Campeonato Brasileiro para 9 de agosto, e na véspera, o retorno das série B e C. Além disso, Copa do Brasil e série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino voltam no dia 26. Portanto, o futebol no país ensaia um retorno para daqui a pouco mais de um mês. Entretanto a situação da pandemia do novo coronavírus está longe de ser controlada, visto que recentemente foi ultrapassada a marca de 60 mil mortes. 

 

“Na série A, houve um voto dissidente sobre o mando, mas nenhuma dúvida se a competição vai começar ou não no dia 9 de agosto. Brasileirão é algo definido e determinado. A série B inicia no dia 8, na véspera. Definimos com a série C que ela recomeçará na mesma data da B. A Copa do Brasil volta em 26 de agosto”, disse o presidente da CBF, Rogério Cabloco 

 

De acordo com o presidente, todos os clubes sinalizaram favoráveis ao retorno das atividades futebolísticas. Dessa forma, em entrevista ao jornal ‘O Globo’, o mandatário evidenciou que o calendário vai se estender até o início de 2021, provavelmente segunda quinzena de fevereiro. Na sequência, o início dos estaduais e o Campeonato Brasileiro nas últimas semanas de maio. O planejamento leva em consideração a organização das datas do calendário nacional, tendo em vista o Mundial do Catar, marcado para novembro de 2022. Assim, Cabloco deixou claro que pausas no Brasileiro durante as datas Fifa não serão mantidas. 
 

“Infelizmente, é impossível. Lamento profundamente, mas nem considero como uma questão não cumprida. Diante do que aconteceu, essa questão não é nem cogitável mais. Se fossemos, preservar a seleção, não entregaríamos as competições. Todos vão compreender que é impossível”, afirmou 

 

CASOS DE COVID-19 NOS CLUBES

 

Com o retorno gradual das atividades nos Centros de Treinamento, os atletas são submetidos a testes de Covid-19. Sendo assim, atletas de vários clubes já apresentaram diagnóstico positivo para doença. De acordo com o Globoesporte.com, 19 jogadores pertencentes aos 20 clubes da primeira divisão tiveram diagnóstico positivo. Mas, na lista, só constam dados de atletas que atualmente estão longe das atividades do CT. Da mesma forma, registros de equipe técnico e outros funcionários não são considerados. Portanto clubes como Corinthians, Flamengo e Vasco, que já registraram casos de Covid-19 entre seus atletas, ficam de fora. No momento, o Athletico Paranaense tem o elenco com mais testagens positivas com 11 jogadores momentaneamente em isolamento domiciliar. Além do Furação, o plantel do Internacional tem quatro infectados; Goiás, dois; e Palmeiras, dois. 

 

DORIA É CONTRA RETORNO DOS PAULISTAS

 

A retomada do calendário de futebol em São Paulo ainda aguarda definição. Sendo assim, até o momento o reinício do Campeonato Paulista segue sem previsão de retorno. Após o anúncio da CBF em relação ao retorno do Brasileiro, o governador do estado, João Doria, pronunciou-se. Na ocasião, Doria esclareceu que os clubes paulistas não podem jogar o nacional antes do término do estadual. Além disso, afirmou que a CBF não procurou o governo para discutir sobre a volta das atividades. 

 

Se não me engano, faltam três rodadas para concluir o campeonato. Sem concluir, os times de São Paulo não podem participar do Campeonato Brasileiro. Estamos levando em conta também isso, os aspectos de saúde e o protocolo que assinamos com a Federação Paulista de Futebol, e esta, por sua vez, com todas as equipes da primeira divisão. Até o final da semana que vem, no mais tardar, teremos uma posição relativamente à conclusão do Campeonato Paulista, disse o governador

 

Posteriormente, a CBF afirmou que os clubes de São Paulo da primeira e segunda divisão do Brasileiro aprovaram as datas previstas para o retorno. Além disso, os times concordaram em jogar fora de seus domínios e estão acordados com com os temas de interesse ao futebol nacional. 

 

Leia a nota na íntegra:

 

A respeito da declaração do Governador de São Paulo, João Doria, em coletiva nesta segunda-feira, 6, sobre o Campeonato Brasileiro, a CBF afirma que:

 

1 - Os clubes de São Paulo aprovaram, em reunião no dia 25 de junho, com a presença dos 40 clubes das Séries A e B, as datas de 9 de agosto para início da Série A do Campeonato Brasileiro e 8 de agosto para início da Série B. 
 

2- Para preservar estas datas, os clubes concordaram em jogar fora de seus domínios, transferindo o seu mando de campo para outra cidade ou estado caso o seu local de jogo não esteja liberado nas datas de início das competições. Essa decisão foi tomada em votação que contou com o apoio de 19 clubes da Série A, incluindo todos os de São Paulo. 

3- Os clubes de São Paulo disputantes do Campeonato Brasileiro da Série A reafirmaram sua posição em contato com a CBF, nesta segunda-feira, 6. A CBF e a Federação Paulista de Futebol (FPF) estão em permanente sintonia em relação aos temas de interesse do futebol brasileiro. 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »