Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/07/2020 às 19h11min - Atualizada em 09/07/2020 às 18h47min

Histórico: Locautes já paralisaram a NBA por quatro vezes

Jogadores não foram às quadras devido a impasses trabalhistas

Gustavo Cardozo Moraes - Editado por Paulo Octávio
Troféu de campeão da NBA; torneio deve voltar em meados de julho. Foto: "Reprodução/Quinto Quarto"
A NBA está paralisada desde o dia 11 de março devido a pandemia do novo coronavírus. A principal liga de basquete americano está -- até o dia 10 de julho -- 120 dias sem jogos. E pode chegar a 140 caso os jogos voltem no próximo dia 30, como está planejado
 
Mas essa não foi a primeira paralisação da história da liga. Anteriormente já houve outras quatro paradas, porém, todas foram ocasionadas devido a divergências dos jogadores com contratos.
 
A principal suspensão de jogos da história da NBA foi feita na temporada de 98-99. Esse foi o maior dos quatros locautes feito entre jogadores e gestores. Locaute é quando os patrões forçam uma greve ao não cederem aos trabalhadores instrumentos para que o trabalho seja realizado. Isso para agir de próprio interesse e não por causa das reivindicações dos profissionais. No Brasil o termo ficou famoso em 2018 quando o governo federal entendeu que os caminhoneiros aderiram a essa prática durante a grave.

Nesse período a Associação dos Jogadores da NBA e os dirigentes das equipes discutiram questões como teto salarial, contrato dos jogadores novatos e renda de televisão. Por isso a liga ficou 204 dias sem jogos e até o All-star game (o famoso jogo das estrelas) não foi realizado. Além desses aspectos, a temporada de 1999 teve o calendário modificado e passou de 82 jogos para 50.

Como protesto, os jogadores não disputaram o campeonato mundial de basquete de 1998, realizado na Grécia. Com tanto tempo parado, a consequência financeira foi avassaladora. O prejuízo nos salários dos atletas foi avaliado em 500 milhões de dólares. Já a liga deixou de faturar cerca de um bilhão de dólares.

Após a volta da competição, o número de ingressos vendidos caiu, o público perdeu o interesse e NBA deixou de faturar. Em meio a esses problemas, Michael Jordan chegou a se aposentar, mas retornou em 2001.

O quarto e último locaute aconteceu na temporada de 2010-2011. A NBA queria renegociar as cotas televisivas, tetos salariais e redução de salários dos jogadores. A competição ficou parada 161 dias na segunda maior paralisação da liga. Também teve readaptação do calendário: número de jogos caiu de 82 jogos para 66.

A primeira vez que ocorreu na temporada 95-96 em que os jogadores junto a NBPA (Associação de Jogadores da NBA) lutavam por aumento no teto salarial e direitos de contrato. Essa paralisação durou cerca de dois meses, mas não atrapalhou o calendário do ano seguinte.

Na temporada 96-97 outro desentendimento foi criado. Dessa vez referente a porcentagem de ganhos televisivos. Esse locaute durou algumas horas. Tempo suficiente para NBPA, jogadores e gestores das equipes entrarem em acordo.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »