Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/07/2020 às 14h14min - Atualizada em 15/07/2020 às 14h05min

Centro de Treinamento Time Brasil reabrirá após quatro meses

No máximo 40 atletas poderão utilizar as instalações e haverá um rígido protocolo de segurança do COB.

Victória Hellem - Editado por Paulo Octávio
Piscina do Centro de Treinamento Time Brasil, que será reaberto. Foto: Divulgação/ CBDA
Fechado a quatro meses devido a pandemia do Coronavírus, o centro de treinamento do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) será reaberto na próxima segunda feira dia 20. No primeiro momento só 40 atletas poderão usar as instalações. Medida atende a um rígido protocolo de segurança imposto pelo Guia Prático de Esportes Olímpicos para evitar o contágio de Covid-19. Com a reabertura o acesso será permitido para equipes multidisciplinares, funcionários do COB e treinadores. Primordialmente, o COB reabrirá as piscinas olímpicas e de saltos do Parque Aquático Maria Lenk, também a Sala de Força e Condicionamento e o Laboratório Olímpico.

O CT Time Brasil, que está fechado desde 18 de março, receberá grupo de atletas formado por aqueles que residem no Rio de Janeiro e que estão classificados para as olimpíadas de Tóquio ou estão em busca da vaga olímpica.  Não serão aceitos integrantes da Missão Europa, que levará para um período de treinamento em Portugal cerca de 200 atletas. E os atletas da Ginástica Artística treinarão em Portugal e também vão fazer parte da Missão Europa. 

Ao decorrer desta semana será realizado em todas as pessoas autorizadas a entrar no Centro de Treinamento, exames de RT-PCR, considerado padrão de ouro na resposta da covid-19 e também exames de sorologia para verificar a resposta imune. Quem testar positivo para os testes deverá ficar de quarentena.

Contudo, a primeira lista dos que provavelmente poderão retornar as atividades terá nomes como Guilherme Costa, campeão Pan-americano dos 1500 metros. E também Ana Marcela Cunha pentacampeã mundial das águas abertas. Ademais, atletas das modalidades de vôlei de praia e canoagem também começarão a treinar na próxima semana nas dependências do CT Time Brasil. Esses atletas podem aproveitam para treinar nas academias, a fisioterapia e toda a equipe multidisciplinar que ficará à disposição. Como exemplo, a dupla campeã do circuito mundial de 2018 Ágatha e Duda que já treinam em uma quadra de um clube da Barra. Além delas, Ana Sátila e Pedro Gonçalves, conhecido como Pepê, são atletas da modalidade de canoagem slalom.


Atleta Ana Sátila treinando noparque Radical de Deodoro Foto: Instagram/ Ana Sátila

De acordo com o site Oficial do COB, no decorrer destes quatro meses parado, o Comitê Olímpico procurou dar total suporte para os atletas brasileiros. Foram disponibilizados equipamentos para a utilização nas  casas dos ateltas. Além de acompanhamentos diários de profissionais das áreas de preparação física, psicologia, nutrição e fisioterapia.

“O COB segue priorizando a segurança, saúde e integridade física de todos os envolvidos com a prática esportiva de alto rendimento no país”, afirma o diretor de Esportes do COB, Jorge Bichara. Ele destaca que a abertura gradual do Centro de treinamento time Brasil é uma ação muito bem planejada e que estão seguindo os cuidados e recomendações das autoridades. Também relatou que está feliz com a volta dos atletas ao CT e espera que em breve tudo possa funcionar de forma normal.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »