Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/08/2020 às 12h52min - Atualizada em 06/08/2020 às 12h37min

A influência do Youtube na educação dos alunos

Entenda o que são os Edutubers e como a plataforma de vídeos tem influenciado na educação.

Héricson Furtado - Edição: Manoel Paulo
https://tecnoblog.net/355329/nao-entendi-na-escola-mas-aprendi-no-youtube/
Divulgação: Made for minds
O Youtube é uma plataforma online que permite que os usuários carreguem, assistam e compartilhem vídeos em formato digital. O significado da palavra veio de dois termos da língua inglesa: “you” (você) e “tube” (televisão), podendo ser traduzida por “televisão feita por você” e/ou “você transmite”. Com isso, percebemos que os EduTubers, professores de diversas áreas, estão produzindo conteúdos seus em canais no Youtube para auxiliar estudantes na compreensão de matérias seja na escola, faculdade ou para prestar algum vestibular/concurso.

Os EduTubers são professores educadores que utilizam canais do Youtube para dar aulas por meio de vídeos, compartilhando ensinamentos, sanando dúvidas, resolvendo questões e até mesmo lecionando aulas de conteúdo programático curricular. A tecnologia trouxe inovações em diversas áreas, dentre elas a educação, onde é possível ampliar conhecimentos sem mesmo sair de casa. A pesquisa mais recente sobre o tema (
Viewers Google/Provokers), de 2018, apontam que 9 em cada 10 brasileiros usam o YouTube para estudar. Em outro estudo publicado pela Pearson, empresa de educação digital britânica, mostra que a Geração Z (nascidas entre os anos de 1990 e 2010) classifica o Youtube como o meio preferido para se aprender algo.

O Professor Noslen, formado em Letras, Português e Espanhol possui um canal no Youtube para o ensino da Língua Portuguesa e Redação com aproximadamente 3 milhões de inscritos. Em entrevista ao Lab Dicas Jornalismo diz que está acostumado a usar a tecnologia para dar aulas, em 2015 surgiu a ideia “eu vendo todo mundo com o celular na mão, resolvi levar a língua portuguesa para dentro do celular e o jeito mais fácil era usar um canal no Youtube. Usar o recurso digital tornou-se comum, hoje 99% das minhas aulas são online”. O professor diz que um diferencial das aulas pela plataforma é a possibilidade do aluno em escolher o professor que mais o agrada, “nas minhas aulas eu utilizo uma linguagem mais acessível, diferente e divertida sendo um facilitador da língua portuguesa”.

Responsável pelo canal Química do Monstro, o professor Marcus Ennes, licenciado em química e mestre em ensino de ciências também utiliza do site para ministrar aulas, além disso, possui uma plataforma de ensino. “É uma empresa que eu chamaria assim de parceira do professor como criador de conteúdo e usá-lo como esse recurso que disponibiliza pra gente a hospedagem dos vídeos, as transmissões ao vivo também, isso é fantástico você tem um alcance muito grande, além de ser gratuito”. O professor ainda diz que por meio da tecnologia e da plataforma, atualmente tem alunos do país inteiro e às vezes até de outras regiões do mundo como Europa e Ásia, possibilitando-o a aulas e culturas diversas de localidades diferentes.

E ainda completa: “nas aulas pelo Youtube o aluno consegue acelerar o vídeo, pausá-lo, voltá-lo quantas vezes ele quiser, assistir na velocidade mais alta, mais lenta, colocar legenda, ele pode estudar na escrivaninha, na cozinha, no parque... A educação transpõe barreiras muito inacreditáveis. Ela leva você aos patamares da sua vida. Então, com energia e alegria, é sempre assim que eu gravo as minhas aulas, e tenho um retorno positivo por parte dos alunos”.


Melquisedec Rodrigues, estudante de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Barra Mansa – RJ (UBM) diz que sempre fez uso da plataforma de vídeos, mas a intensidade aumentou devido à modificação das aulas presenciais para o ensino à distância, tornou-se fundamental para a aprendizagem. Questionado sobre o que o Youtube proporciona de diferente das aulas presenciais: “a didática de professores do Youtube, às vezes, se sobressai, pois mesmo sendo professores universitários não estão habituados com as plataformas e alguns recursos são limitados, sendo assim, precisamos recorrer ainda mais aos vídeos dos canais que possibilita assistir várias aulas, repetir quantas vezes quiser, pausar, assistir mais tarde, entre outras funções”.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »