Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/11/2021 às 00h13min - Atualizada em 02/11/2021 às 21h13min

Cinco destinos místicos para turismo esotérico no Brasil

Os roteiros são perfeitos para quem curte espiritualidade, energias positivas e um bom mistério

Isabella Abrão - Editado por Matheus Da Fonseca
Fonte: Luciana Kotaka/Reprodução: Notibras
Os motivos para alguém decidir colocar o pé na estrada são muitos e sempre há um roteiro perfeito para cada tipo de viajante. Para quem adora um mistério e está em busca da conexão com a espiritualidade, autoconhecimento e boas vibrações, existe o turismo esotérico ou turismo místico.

Machu Picchu, no Peru, e Stonehenge, na Inglaterra, são ótimos exemplos de destinos conhecidos mundialmente por sua misticidade, atraindo milhões de turistas todos os anos. O que pouca gente sabe é que aqui no Brasil também temos muitos locais que oferecem roteiros esotéricos. São lugares em que viajantes afirmam terem sentido uma recarga energética, em que existem histórias curiosas ou até em que há relatos de acontecimentos extraterrestres.

Nesta matéria, você vai conhecer cinco das principais paradas obrigatórias no país para quem quer se aventurar no misticismo. Anota aí:

1. 
Alto Paraíso de Goiás (GO)

Alto Paraíso de Goiás é famoso por suas belas cachoeiras, incríveis formações rochosas e relatos de aparições de OVNIs. A cidade é carregada de misticismo, sendo inclusive cortada pelo paralelo 14 - a mesma linha imaginária que passa por Machu Picchu. Além disso, está localizada sob uma placa de quartzo de 4 mil metros quadrados, tornando-se o destino ideal para quem quer recarregar as energias. O município também é porta de entrada para a Chapada dos Veadeiros, outro local repleto de lendas sobre extraterrestres.

2. São Tomé das Letras (MG)

São Tomé das Letras
é considerado um dos sete pontos energéticos da Terra. Localizado a quase 1,5 mil metros de altitude, o município possui uma cadeia montanhosa repleta de quartzito (placas com quartzo), além de diversas trilhas, grutas e cachoeiras. Há quem diga que na cidade existe uma caverna que liga São Tomé a Machu Picchu e alguns afirmam que a caverna guarda um portal para outras dimensões. Muitos também garantem que já avistaram OVNIs. Se essas histórias são reais a gente não sabe, mas uma coisa ninguém pode negar: quem estaciona o carro na Ladeira do Amendoim sente o veículo se movimentar sozinho.

3. Caverna do Diabo (Eldorado, SP)


A Gruta da Tapagem, conhecida como a Caverna do Diabo, possui seis quilômetros de extensão, sendo a maior caverna do estado de São Paulo. É rodeada por cachoeiras, trilhas e mirantes, tendo recebido este nome porque os quilombolas da região diziam escutar vozes vindas do interior da caverna e que as colheitas deixadas na entrada do lugar eram remexidas por criaturas de outro mundo. Além disso, dentro do local há figuras estranhas nas paredes, reforçando o lado misterioso da caverna.

4. Chapada dos Guimarães (MT)

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães atrai turistas não só por sua beleza, mas também pelos mistérios que guarda. Com 33 mil hectares, o local contém 46 sítios arqueológicos, é cortado pelo paralelo 15 - o mesmo que passa pelo Lago Titicaca, situado na fronteira entre o Peru e a Bolívia – e muitos afirmam que a região possui um intenso fluxo de energia. As histórias sobre o aparecimento de luzes estranhas são recorrentes, tornando o Morro de São Jerônimo famoso por ser um possível ponto de aterrisagem de naves extraterrestres. Outra lenda emblemática é a do Portão do Inferno, um mirante com um forte campo magnético que fica à beira de um precipício de 50 metros de altura e que puxa tudo para baixo.

Conheça mais sobre os sítios arqueológicos do Brasil


5. Serra do Roncador (MT)

A Serra do Roncador já começa chamando a atenção pelo nome, em homenagem ao som de ronco que o vento faz quando passa por suas formações rochosas. Com mais de 800 km de extensão, a região é lar de muitas comunidades místicas, que realizam rituais de energização, cura e tratamentos. Além disso, possui lendas sobre vulcões extintos, portais, antigas civilizações intraterrenas, OVNIs e a existência de uma passagem para Atlântida. Um dos maiores mistérios do local é a Caverna dos Pezinhos, cujos paredões são repletos por marcas que parecem pés de até seis dedos.
 

Referências:
“Caverna do Diabo”. Caverna do Diabo, 2021. Disponível em: <https://www.cavernadodiabo.com/>. Acesso em: 02 Nov. 2021.
“Chapada dos Guimarães atrai pelo misticismo”. Gazeta Digital, 2005. Disponível em: <https://www.gazetadigital.com.br/suplementos/passeios-e-viagens/chapada-dos-guimaraes-atrai-pelo-misticismo/98025>. Acesso em: 02 Nov. 2021.
DINIZ, Douglas. “#LendasMídiaTuris – Episódio 2 – A grande energia espiritual, Alto Paraíso de Goiás – Brasil”. Midia Turis, 2021. Disponível em: <http://www.midiaturis.com.br/a-grande-energia-espiritual-alto-paraiso-de-goias/>. Acesso em: 02 Nov. 2021.
HADEK, Danilo. “São Tomé das Letras, a cidade mística de MG”. Muita Viagem, 2021. Disponível em: <https://muitaviagem.com.br/destino/sao-thome-das-letras/>. Acesso em: 02 Nov. 2021.
“Serra do roncador: mistérios e aventuras em um cenário lindo”. Terra, 2021. Disponível em: <https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/turismo/serra/serra-do-roncador-misterios-e-aventuras-em-um-cenario-lindo,10087c5164337310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html>. Acesso em: 02 Nov 2021.
“5 lugares místicos e misteriosos pelo brasil”. Qual Viagem, 2016. Disponível em: <http://www.qualviagem.com.br/5-lugares-misticos-e-misteriosos-pelo-brasil/>. Acesso em: 29 Out. 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »