Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/03/2023 às 15h02min - Atualizada em 04/03/2023 às 14h43min

Flamengo busca o bicampeonato na "Libertadores" do basquete

Equipe se destaca e garante vaga na fase mata-mata da competição

Maria Eduarda de Andrade - labdicasjornalismo.com
Jogadores do Flamengo comemoram. Divulgação/Paula Reis/Twitter Time Flamengo
Campeão na temporada 20/21, o Flamengo disputa a quarta edição da Basketball Champions League Américas (BCLA), competição organizada pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) e apelidada de "Libertadores do basquete”. O time carioca conta com a força do elenco e o apoio da torcida para, mais uma vez, soltar o grito de campeão.
 
A equipe rubro-negra disputou a fase de grupos do campeonato contra o Peñarol, do Uruguai, e o Instituto Córdoba, da Argentina. Estreante do campeonato, a equipe uruguaia não deu trabalho para o Flamengo, que venceu as três partidas entre os times na fase inicial. O primeiro duelo aconteceu na Arena Peñarol, o rubro-negro não se acanhou e venceu por 94x67, no segundo encontro, o time carioca jogou em casa, no Tijuca Tênis Clube, e venceu novamente, dessa vez com o placar elástico de 103x47. Jogando na Argentina, as equipes duelaram pela última vez e o Flamengo saiu com a vitória por 92x74.
 
Com uma boa equipe, os adversários argentinos assustaram o time brasileiro com uma vitória por 89x81 no primeiro jogo, mas, não mantiveram a boa sequência e perderam os outros dois duelos por 91x46 e 79x71, respectivamente. Com cinco vitórias e uma derrota, o time comandado por Gustavo De Conti encerrou a fase inicial da competição na liderança do grupo C e garantiu vaga para a fase mata-mata.
 
“A equipe toda está de parabéns, a gente fez um excelente trabalho” disse Gabriel Jaú, ala-pivô do Flamengo, em entrevista após a vitória, contra o Instituto Córdoba, que sacramentou a classificação para as quartas de final.
 
O adversário do clube carioca na primeira partida da fase eliminatória será o Universidad de Concepción, time chileno que se classificou em segundo lugar no grupo C e, pela primeira vez, jogará as quartas de final da competição. A equipe venceu dois jogos (ambos contra o Obras da Argentina) e perdeu quatro (um contra o Obras e três contra o Franca, equipe brasileira).
 
O Flamengo poderá disputar três partidas (a terceira só ocorrerá se houver empate) contra a UdeC, a equipe com mais vitórias voltará para casa com vaga para semifinal. O primeiro duelo acontecerá no Chile, na Arena Concepción (05/03) e o segundo no Brasil, no Tijuca Tênis Clube (09/03), caso seja necessária, a terceira partida também acontecerá no TTC (10/03). Em caso de classificação do rubro-negro, o adversário na semifinal será o maior vencedor das partidas entre Libertadores de Querétaro e Minas.
 
O rubro-negro leva na bagagem uma série de boas campanhas e um título na BCLA. Na temporada 19/20, edição de estreia do campeonato, o Flamengo venceu todos os jogos na fase classificatória e chegou até a final, mas perdeu para o Quimsa e foi vice-campeão. A grande trajetória do time da Gávea na segunda edição da BCLA foi premiada com o título do torneio, o rubro-negro venceu todos os jogos que disputou e se tornou o primeiro campeão invicto da competição. Já a campanha na terceira edição foi breve, o Flamengo encerrou sua participação nas quartas de final e prolongou a espera da torcida flamenguista por mais um título.
 
Com um grande treinador e o apoio da torcida, a equipe formada por grandes jogadores como Olivinha, Gabriel Jaú, Gui Deodato e Lucas Martinez, segue em busca da segunda conquista da Champions League das Américas.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »