Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/08/2020 às 10h59min - Atualizada em 29/08/2020 às 10h50min

Inspirada nos anos 70, marca brasileira lança coleção para verão 2021

A marca Fórum trouxe conceitos de sustentabilidade, safari e estilo hippie durante desfile

Ana Cristina Morbach - Editado por Larissa Barros
Divulgação

Inspirado no estilo californiano da década de 1970, e abraçando o conceito dos desfiles virtuais, a marca brasileira Fórum lançou sua coleção de verão para 2021, batizada de Horizontes. Além de trazer uma pegada vintage, ela aposta no uso das cores e dos modelos.

 

A transmissão do desfile foi realizada por meio do Instagram da Vogue Brasil, no último dia 18. Apesar de adotar o formato de desfile virtual, a Fórum fez diferente e contou com a participação da diretora de moda da revista, Vivian Sotocórno, do coordenador de estilo da marca, Bruno Delfino, e de Alexandre Martins, líder do estilo masculino da loja.

 

Durante a live, antes do início do desfile um clipe estrelado pelos dois diretores trazia explicações voltadas para o público sobre a inspiração por trás da coleção, e se aprofundaram sobre o uso das peças, das cores e do conceito de sustentabilidade utilizado. Alexandre Martins foi, na grande maioria do clipe, o porta-voz da mensagem green do desfile. De acordo com ele, durante a produção, houve uma economia de 90% de água, não somente nas peças jeans, mas também durante a utilização de outros tipos de tecido.

 

Entre eles, está o linho. O material foi consideravelmente abordado ao longo da apresentação do Bruno Delfino. O coordenador apontou que tecido de linho foi especialmente usado nos conjuntos e peças únicas de estamparia listrada. Estampa que, segundo a equipe, faz referência tanto ao estilo dos anos 70, quanto ao conceito do Safari usado na coleção. Em contrapartida, o floral também esteve presente nas peças tanto masculinas quanto femininas, de modo que, todas as estampas usadas foram feitas para modelos unissex.

 

A escolha das cores se mostrou tão importante quanto os tecidos. Dessa forma, com a alusão aos anos 70 nos Estados Unidos, a paleta teve como base tons areias e rosas, mas também possui contraponto com o uso de azul e verde. Sem fugir do conceito sustentável, a aplicação das cores para dar a tonalidade aos tecidos foi feita com corantes naturais e produtos químicos eco-friendly. Nas palavras de Vívian Sotocórno, “ a paleta parece queimada pelo sol”.

 

Com relação aos tons azulados e esverdeados, Alexandre diz que foram majoritariamente usados nos looks masculinos e, de maneira marcante, podem ser vistos em diferentes tons e peças que lembram o entardecer de Venice Beach, a famosa área praiana com espírito boêmio de Los Angeles, California.

 

Para enfatizar a pegada hippie norte americana, uma das peças destaque do desfile foi uma calça jeans inspirada na Haight-Ashbury Street, rua conhecida como centro do movimento hippie na década de 70, localizada na cidade de São Francisco.

 

 

No quesito da versatilidade das peças, ou seja, se podem ser usadas no dia a dia das pessoas, o período da quarentena por causa da pandemia do novo coronavírus foi levado em consideração, de maneira que o trabalho em casa influencia consequentemente no uso de roupas mais confortáveis e básicas. Dito isso, a ideia de desconstrução foi entregue com o desfile, pois, de acordo com os diretores da Fórum, o objetivo da coleção é apresentar propostas diferentes para o uso das roupas, de forma que se encaixem ao momento que a sociedade está vivendo agora.

 

Por fim, ao juntar os conceitos de sustentabilidade, o estilo green de criar roupas e as inspirações dos anos 70 na coleção, a diretora de moda relata que o otimismo transparece nos looks. Destacando então que o contraste da produção de jeans, marca registrada da Fórum, com a produção de peças leves trouxe um ar agradável aos olhos. “É fresh, leve e otimista. Dá vontade de viver a vida”, disse Vívian.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »